Um projeto na Câmara dos Deputados, proposto por Kim Kataguiri (Podemos-SP), busca alterar a atual Lei de Cotas no Brasil, prevendo a revogação de cotas raciais e sugerindo que essas vagas sejam destinadas a estudantes de baixa renda.
O Especialista CNN em diversidade Maurício Pestana é contra o projeto, e disse que, no Brasil, é preciso olhar para a questão histórica para entender o funcionamento das cotas.
“Quando se fala em cotas raciais e cotas sociais no Brasil, a gente deve levar em consideração questões históricas. Eu vou dar um exemplo aqui: se duas meninas, uma branca e uma negra, forem disputar uma vaga em uma loja, todas as pesquisas mostram que a jovem branca vai levar vantagem, por conta de estereótipos colocados por um racismo estrutural“, afirmou o Especialista CNN.
Maurício Pestana afirmou também que as cotas para negros nas universidades são uma reparação do Estado brasileiro, e que isso vem mudando o discurso do mundo corporativo.
A gente também não pode esquecer que a briga pelas cotas foi por uma questão de reparação histórica, uma dívida que o Estado brasileiro tem com os afrodescendentes. As cotas no Brasil são um sucesso, e pressionou o mundo corporativo e as empresas, que antes falavam que não tinham negros preparados para as vagas, a mudar a sua fala
Maurício Pestana, Especialista CNN
“Por isso, hoje, muita gente é contrária, especialmente uma parte desse Congresso, que é extremamente conservador, para não dizer racista.”