Cidade alagoana se destaca em avaliação nacional de ensino

O segundo episódio da série especial “Projeto Educação Que Dá Certo” revela que parcerias criadas para a especialização de professores contribuíram para melhores resultados nas escolas de Coruripe, no interior de Alagoas.

Em 2013, a cidade tinha um Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) muito próximo da média brasileira. Nos anos seguintes, a diferença aumentou cada vez mais, e Coruripe atualmente ocupa o primeiro lugar entre os municípios com população superior a 50 mil habitantes.

A especialista Priscila Cruz, do Todos pela Educação, visitou Coruripe.

Heline Mariane, diretora da Escola de Educação Básica Vereador José Wilson, que tem o melhor Ideb nos anos iniciais de todo o Brasil, afirma que não há segredo ou “uma fórmula pronta” pra fazer os resultados obtidos na cidade.

Um dos pontos principais para atingir este patamar qualificado de ensino foi buscar dar a mesma importância para as áreas rural e urbana.

Maria Marques, ex-gerente da administração da Secretaria Municipal, participou da transformação educacional em Coruripe.

Para ela, “todos pertencem ao município e todos têm direito a aprender”. A exigência, a cobrança e o acompanhamento, ainda de acordo com a gestora, foram iguais em todas escolas municipais.

Metade da população da cidade vive com bem pouco – uma renda de até meio salário mínimo. A rede municipal de ensino é composta por 20 escolas, sendo considerada de porte médio para os padrões brasileiros.

“Eu me sinto com um peso de responsabilidade muito grande de manter essa qualidade. Eu deito com a sensação de que o dever está sendo cumprido. Tem muita coisa pra fazer ainda, mas não vai demorar muito pra gente fazer, não”, ressalta a diretora.

A aluna Ana Cristina diz ter a esperança de que a educação pode abrir portas para o futuro.

“O que o profissional pode fazer é acreditar no seu aluno, e é isso que os professores passavam, dizendo: você é capaz, você consegue.”

Para conferir a íntegra do episódio, acesse o link: https://educacaoquedacerto.todospelaeducacao.org.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionadas

Educação

Apenas 11% das escolas têm internet na velocidade certa, diz pesquisa

    Uma pesquisa do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) mostrou que apenas 11% das escolas municipais e estaduais do país têm acesso à internet com a velocidade adequada. O levantamento foi realizado com um medidor de qualidade de conexão em 32.379 instituições públicas com mais de 50 alunos no principal turno. O […]

    Leia Mais
    Educação

    Educação midiática é essencial para combater a desinformação

      Em janeiro deste ano, o Fórum Econômico Mundial apontou a desinformação e os conteúdos alterados por inteligência artificial como o segundo maior risco global. Ambos ficaram atrás apenas do clima extremo. Para especialistas, a desinformação ameaça a democracia e, para combatê-la, a educação midiática é uma das formas mais eficazes de formar uma população crítica […]

      Leia Mais
      Educação

      Universidades e institutos federais de ensino superior mantêm greve

        As universidades e institutos federais de ensino superior (Ifes) vão continuar em greve. As entidades coordenadoras da paralisação disseram que não pretendem assinar o acordo anunciado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos na segunda-feira (20). Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (24), as entidades cobraram a continuidade das negociações. Na quarta-feira […]

        Leia Mais