Empreendedores do ramo da gastronomia participaram, nesta segunda-feira (20), de workshop sobre a importância da qualidade do atendimento. O encontro, realizado na sede do Sebrae/PR, em Curitiba, foi o primeiro de uma série de quatro encontros, exclusivos para o setor da gastronomia. O evento faz parte do Programa Turbine, programado para os meses de maio e agosto deste ano.
Marcia Giubertoni, consultora do Sebrae/PR, enfatizou a prática de adquirir conhecimento para impulsionar empresas locais, além de investir em conhecimento para inovar, melhorar atendimento, gestão e, consequentemente, o sucesso das empresas.
Ela reforçou que os workshops oferecem ferramentas para impulsionar negócios e que servem como processo de adequação, na busca pelo Selo de Qualidade no Turismo do Paraná.
“Em um mercado competitivo, buscar conhecimento é determinante para aprimorar serviços e permanecer competitivo. Ter um atendimento com qualidade, a preocupação com o cliente, ter uma gestão que esteja ‘na mão’ do empresário, uma gestão financeira, uma gestão do marketing, uma gestão de pessoas, promove essas empresas uma maior competitividade”, disse a consultora.
Exclusivos para o setor de gastronomia, os próximos encontros vão debater a qualidade no atendimento ao cliente junto à equipe de colaboradores dos restaurantes. Este encontro acontecerá na terça-feira (21). No mês de julho, acontecerão dois outros workshops, que vão abordar inteligência emocional e como melhorar a comunicação para otimizar os trabalhos em equipe.
Luciano Bartolomeu, diretor-geral da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Paraná, destacou a importância da parceria com o Sebrae/PR.
“Conhecimento ninguém leva. A pessoa adquire e fica para sempre. Você pode perder um monte de coisa, mas conhecimento a gente não perde. Investindo em conhecimento, a gente está dizendo que quer inovar, melhorar o atendimento, melhorar a gestão. Isso é muito importante para o sucesso das empresas. E acredito que em um mercado que é cada vez mais competitivo e que cada vez mais cresce, a partir daqui podem surgir novas oportunidades”, comentou Luciano.
Instrução
Dartilene Silva é graduada e mestra em Turismo, com pós-graduações em planejamento e gestão de negócios e em gestão de pessoas. Também é instrutora e consultora no desenvolvimento de projetos voltados ao desenvolvimento territorial e à criação de produtos turísticos de experiência.
Como facilitadora do workshop desta segunda-feira, Dartilene destacou a importância de alguns quesitos no atendimento para a satisfação dos clientes.
“O comportamento e as atitudes do gestor em relação à qualidade no atendimento são fundamentais para a satisfação do cliente. A maneira como o gestor se comporta e suas atitudes influenciam diretamente a percepção dos clientes sobre a qualidade do serviço”, disse.
No ramo de Turismo, Dartilene organiza viagens de benchmarking e rodadas de negócios, oferecendo orientação sobre a implantação de requisitos de normas técnicas, selos de qualidade, sustentabilidade e segurança. Ela destacou a necessidade de uma gestão proativa e engajada na melhoria contínua da qualidade do atendimento.
“O gestor deve estar disposto a mudar seus comportamentos para melhorar a qualidade do atendimento. Isso sugere que a liderança deve ser flexível e adaptável, sempre buscando formas de aprimorar o serviço oferecido”, detalhou.
Turbine
Para impulsionar os negócios em turismo, agências de viagem, gastronomia e hotelaria no Estado, o Sebrae/PR lançou a edição 2024 do Programa Turbine, que promove a competitividade e auxilia na profissionalização dos pequenos negócios. O Programa Turbine é realizado em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-PR), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). O primeiro encontro aconteceu no dia 13 de maio, com o tema “Oportunidade de negócio vai além da emissão do bilhete”.
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Parceria com Abav-PR: workshops para agências de viagens
10/6 – Marketing digital na prática: como alavancar as vendas
09/7 – Inteligência emocional: como atender clientes cada vez mais exigentes
06/8 – Inteligência artificial: ferramentas que agilizam no trabalho
Local: Sebrae/PR Curitiba (Rua Cyro Vellozo, nº 59 – Prado Velho)
Inscrições gratuitas: https://encurtador.com.br/fsyS7
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Parceria com ABIH: workshops para meios de hospedagem
27/5 – Estratégias de marketing com focos nas vendas
03/6 – Marketing digital
08/7 – Gestão da qualidade: qual o papel da liderança
05/8 – Como migrar clientes para plataformas próprias
Local: Sebrae/PR Curitiba (Rua Cyro Vellozo, nº 59 – Prado Velho)
Inscrições gratuitas: https://encurtador.com.br/ikCN1
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Parceria com Abrasel: workshops para gastronomia
21/5 – Qualidade no atendimento ao cliente para a equipe
01/7 – Falta ou excesso de comunicação: como equilibrar e ter melhores resultados na equipe
02/7 – Inteligência emocional: como gerenciar conflitos
Local: Sebrae/PR Curitiba (Rua Cyro Vellozo, nº 59 – Prado Velho)
Inscrições gratuitas: https://encurtador.com.br/jnw01