Sensação de dever cumprido foi o que definiu o encerramento, em Atibaia e Guarulhos, de mais uma edição do ALI Produtividade, programa subsidiado pelo Sebrae-SP para fomento a pequenos negócios urbanos. Os encontros ocorreram, na última semana, na Associação Comercial e Industrial de Atibaia (Acia) e no escritório do Sebrae-SP em Guarulhos. Empresários que receberam acompanhamento do ALI, entre julho e dezembro de 2024, para diagnóstico de suas empresas, implementação de melhorias e mensuração de resultados participaram do encontro.
Durante o programa, eles estiveram em contato com profissionais capacitados pelo Sebrae-SP, chamados de “Agentes Locais de Inovação”, com o objetivo de aumentar a produtividade e a competitividade de seus negócios. A ideia do programa é que, após a conclusão, os empresários estejam preparados para continuar inovando de forma independente, com processos mais eficientes e competitivos.
João Felipe Laurindo é proprietário de uma assistência técnica voltada aos mercados odontológico e veterinário. Ele participou do ALI Produtividade duas vezes. “Na primeira vez, em 2019, eu estava começando a empreender e o foco foi descobrir como inovar na empresa. Neste ano, recebi orientações para consultorias e melhor organização, adaptadas ao momento atual do meu negócio”, relatou durante o encerramento.
Com 25 anos de experiência no segmento de segurança, Paulo Carvalho fundou sua empresa há dois anos e já tem planos para o futuro: destinar parte do lucro para casas de repouso, orfanatos e centros terapêuticos. Uma das instituições que quer ajudar é o Instituto do Câncer, onde trabalhou em 2012. “Pretendo transformar meu negócio em uma megaempresa de segurança desarmada e armada. Além de atuar com eventos, quero ampliar os serviços, passando a oferecer segurança pessoal privada, escolta armada e transporte de valor. Com o apoio do Sebrae-SP, será mais fácil chegar lá”, explicou. Segundo ele, o ALI lhe proporcionou um conhecimento panorâmico sobre diversas áreas, como marketing, gestão e planejamento.
Já Carina Aparecida Soares de Castro, proprietária há nove anos de uma clínica odontológica familiar cuja missão é levar tratamento humanizado e eficiente a todos os pacientes, enfatizou a importância do ALI para quem segue buscando melhorar, mesmo sendo experiente. Ela e sua mãe são sócias na clínica. “O programa me ajudou a identificar deficiências na parte de vendas. A partir disso, foi criado e colocado em prática um plano de ação. Também recebi muita motivação da Agente Local de Inovação que esteve comigo durante o programa.
Com o encerramento desse ciclo do ALI Produtividade, a previsão é iniciar o próximo já no primeiro semestre de 2025. Empresários de Arujá, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Guarulhos, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Piracaia e Santa Isabel interessados em participar no programa podem realizar a pré-inscrição pelo link https://forms.office.com/r/aSLZmLm9q2
Para fazer parte do ALI, é obrigatório que a empresa esteja enquadrada como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP). São aceitas empresas dos setores indústria, comércio e serviços.