Sebrae-SP fomenta o desenvolvimento do artesanato no Alto Vale do Ribeira com a formalização de artesãos | ASN São Paulo


Artesãs do Alto Vale (Foto: Sebrae-SP)

O Sebrae-SP, em parceria com as prefeituras de Apiaí, Barra do Chapéu e Itaóca, realizou um mutirão para a formalização de artesãos junto à Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco).

Dentro do projeto de desenvolvimento do Alto Vale do Ribeira, o órgão estadual foi acionado e seu representante, Mauricio Pereira, esteve no município de Apiaí para avaliar 53 artesãos da região e emitir a Carteira Nacional de Artesão (CNA).

Com a CNA em mãos, além de formalizados, os artesãos locais são reconhecidos como profissionais e podem ter acesso às políticas públicas voltadas ao setor no território nacional.

O papel do Sebrae-SP, neste caso, é o de fortalecer os artesãos, pautado em um olhar empreendedor, gerando autonomia na gestão de seus negócios, proporcionando conhecimento para o desenvolvimento de novos produtos e projetando-os no mercado. E como resultado eleva o nível de qualidade e competitividade do artesanato nesses municípios.

“Este foi o primeiro passo do Programa de Desenvolvimento do Artesanato Regional. Após essa formalização, o Sebrae-SP, em parceria com as prefeituras, o SENAR e demais órgãos, dará continuidade à capacitação nas áreas de gestão de negócios, cursos técnicos, acesso ao mercado como desenvolvimento e acesso a feiras locais, regionais e nacionais”, pontuou o consultor de negócios do Sebrae-SP, André Scalco.

Artesãos do Alto Vale (Foto: Sebrae-SP)

Para a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Apiaí, Renata Ribas, o mutirão foi muito importante para a formalização da classe, e a consultoria do Sebrae-SP tem sido de grande valia para fomentar os negócios dos artesãos.

“Nossos artesãos são capazes de gerar trabalho e renda, valorizar a cultura, a história e a ancestralidade por meio de suas técnicas e habilidades criativas. Valorizá-los é necessário e a parceria com o Sebrae-SP é de suma importância, principalmente com as pessoas mais vulneráveis, as quais queremos capacitar não só no que elas fazem, mas também na gestão financeira e de negócios. O Sebrae-SP sempre está abrindo as portas para nós em feiras e outros eventos, com o intuito de fomentar o artesanato da nossa cidade e oportunizar visibilidade e geração de renda”, frisa Renata.

De acordo com Bianca Mendes, artesã de Itaóca, a formalização é o primeiro passo para o reconhecimento da sua profissão e a abertura de novas portas para comercializar os seus produtos.

“Para nós, artesãos, a carteira é essencial para a expansão das nossas atividades. Ela abre muitas portas, pois formaliza a nossa profissão. O Sebrae-SP tem sido uma mãe para nós desde o começo do nosso empreendimento. Além disso, nos qualifica e ajuda em aspectos que não tínhamos conhecimento, melhorando o nosso atendimento, o marketing e a gestão dos negócios. Sem o Sebrae-SP não seríamos nem metade do que somos como empreendimento e empreendedoras”, relata Bianca.

Andreia Mota, artesã de Apiaí, conta que a CNA era um sonho e que agora sente que será reconhecida e inserida de fato no mercado. “Estou muito feliz com o reconhecimento e com a possibilidade de tornar o nosso artesanato formal. Para mim é uma satisfação poder adquirir minha carteira de artesã. Estávamos na informalidade e a partir de agora poderemos trabalhar e comercializar nossos produtos como uma empresa”, finaliza.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionadas

Notícias Política

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se solidarizou, neste domingo (22), com os familiares das vítimas da queda de um avião de pequeno porte em Gramado, no Rio Grande do Sul. O acidente aconteceu por volta das 9h30, na Avenida das Hortênsias. “Minha solidariedade aos familiares das vítimas fatais da queda de um avião […]

    Leia Mais
    Notícias Política

    Brasil é eleito para novo mandato no comitê da paz da ONU

        O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou neste sábado (21) que o Brasil foi eleito para mais um mandato no Comitê Organizacional da Comissão para Consolidação da Paz das Nações Unidas (PBC). A eleição ocorreu por aclamação no dia 19 dezembro e valerá pelo período entre 2025 e 2026. O comitê foi criado em […]

      Leia Mais
      Notícias Política

      Lula lamenta mortes ocorridas durante acidente em Minas Gerais

        O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou neste sábado (21) o acidente rodoviário que deixou mais de 30 mortos durante a madrugada em Teófilo Otoni (MG). Pela rede social X, Lula prestou solidariedade pelas vítimas e disse que reza pela recuperação dos sobreviventes. “Lamento imensamente e envio minhas orações aos familiares das mais de […]

        Leia Mais