O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é celebrado em 19 de novembro e, ao longo de todo o mês, o programa Sebrae Delas oferece uma série de capacitações online. Temas como autoestima e liderança, confiança em si, além de questões mais técnicas como planejamento financeiro, serão tratados até o dia 14. Já durante todo o dia 26 de novembro, as empreendedoras inscritas poderão participar de uma rodada de negócios online. As inscrições podem ser feitas pelo link.
Pesquisa do Sebrae-SP aponta que, no quarto trimestre de 2023, as mulheres representavam 10,1 milhões (33,9%) dos empregadores ou trabalhadores por conta própria (formais e informais) brasileiros. Oitenta e oito por cento é o número de mulheres que trabalham por conta própria. Quase metade das donas de negócio (48%) tem entre 35 a 54 anos.
Para a gerente do Sebrae-SP Silvia Furio, o Sebrae contribui com o empreendedorismo feminino com uma equipe treinada para a realização de atendimento personalizado, levando em consideração a presença de três turnos de trabalho, da pressão da sociedade em cima das mulheres com relação a resultados e do ambiente competitivo existente que obriga a mulher a se desdobrar, quando empreende. “Somos uma instituição que tem mulheres na liderança de vários projetos que pensam na realidade das mulheres o tempo todo”, completa Silvia.
Em Andradina, Sonia Marli Teno Almeida empreende há 42 anos e conta que, por amor à família, resolveu abrir seu próprio negócio e ter mais tempo para as filhas pequenas. Da transição de carreira do setor público a montar sua loja de confecção infantil, sentiu que precisava se capacitar. “Eu não tinha noção do que comprar, como comprar, fazer estoque e precisei buscar ajuda no Sebrae em Araçatuba.”
Para Sônia, o planejamento conta muito para quem começa a empreender. Durante o processo, é necessário aprender a gerir melhor o dinheiro, ter reservas e não dar um passo maior que a perna. Ter coragem de enfrentar as adversidades e confiança de que ia conseguir fez com que o empreendimento de Sônia crescesse a ponto de hoje ela trabalhar em vários setores, como loja de calçados, negócios voltados para o agronegócio e turismo.
Com o uso de terapia e muito estudo, a empreendedora de Andradina conta que buscou ampliar sua visão de negócio, ensinar e incentivar seus colaboradores a crescerem junto com ela. “Sempre enfrentei, planejei. Tive dificuldades, mas não me apeguei a elas. Aprendi a pedir ajuda e cresci na base do conhecimento.
SERVIÇO
Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino
Sebrae Delas – capacitações online até o dia 14/11/2024
Dia 26 de novembro – rodada de negócios online durante todo o dia
Inscrições – pelo link
–