O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é celebrado em 19 de novembro e, ao longo de todo o mês, o programa Sebrae Delas oferece uma série de capacitações online. Temas como autoestima e liderança, confiança em si, além de questões mais técnicas como planejamento financeiro, serão tratados até o dia 14. Já durante todo o dia 26 de novembro, as empreendedoras inscritas poderão participar de uma rodada de negócios online. As inscrições podem ser feitas pelo link.
Pesquisa do Sebrae-SP aponta que, no quarto trimestre de 2023, as mulheres representavam 10,1 milhões (33,9%) dos empregadores ou trabalhadores por conta própria (formais e informais) brasileiros. Oitenta e oito por cento é o número de mulheres que trabalham por conta própria. Quase metade das donas de negócio (48%) tem entre 35 a 54 anos.
Para a gerente do Sebrae-SP Silvia Furio, o Sebrae contribui com o empreendedorismo feminino com uma equipe treinada para a realização de atendimento personalizado, levando em consideração a presença de três turnos de trabalho, da pressão da sociedade em cima das mulheres com relação a resultados e do ambiente competitivo existente que obriga a mulher a se desdobrar, quando empreende. “Somos uma instituição que tem mulheres na liderança de vários projetos que pensam na realidade das mulheres o tempo todo”, completa Silvia.
Na cidade de Mirandópolis, existe o projeto Feira da Mulher Empreendedora, que busca dar visibilidade, fomentar a comercialização, fortalecer o empreendedorismo e o protagonismo feminino em âmbito local e regional. O grupo conta com mais de 80 mulheres de vários segmentos: artesanatos, alimentação, loja online, produtos de limpeza, beleza e bem-estar, produtos holísticos, revendedoras, acessórios, bijuterias, bolsas, calçados.
As histórias dessas mulheres se cruzam em momentos de dificuldades que mudam totalmente suas histórias. Da perda de um ente querido a melhorar a renda da família com filhos na faculdade. Da busca da autoestima ao incentivo a outras mulheres pela sua independência financeira.
No último dia 30 de outubro, foi lançado em Mirandópolis o CMEC (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura), com o objetivo de fazer crescer, desenvolver e fortalecer o comércio local, com mais atenção às mulheres empreendedoras da região. A presidente do CMEC, Josi Antonine, disse que “o empreendedorismo feminino já existe há muito tempo e sempre enfrentou muitos desafios. Cada mulher empreendedora é, por excelência, corajosa e uma líder”, destaca Josi.
SERVIÇO
Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino
Sebrae Delas – capacitações online até o dia 14/11/2024
Dia 26 de novembro – rodada de negócios online durante todo o dia
Inscrições – pelo link.
–