Sebrae Delas oferece capacitações online no mês do empreendedorismo feminino | ASN São Paulo


O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é celebrado em 19 de novembro e, ao longo de todo o mês, o programa Sebrae Delas oferece uma série de capacitações online. Temas como autoestima e liderança, confiança em si, além de questões mais técnicas como planejamento financeiro, serão tratados até o dia 14. Já durante todo o dia 26 de novembro, as empreendedoras inscritas poderão participar de uma rodada de negócios online. As inscrições podem ser feitas pelo link.

(Foto: Getty Images)

Pesquisa do Sebrae-SP aponta que, no quarto trimestre de 2023, as mulheres representavam 10,1 milhões (33,9%) dos empregadores ou trabalhadores por conta própria (formais e informais) brasileiros. Oitenta e oito por cento é o número de mulheres que trabalham por conta própria. Quase metade das donas de negócio (48%) tem entre 35 a 54 anos.

Para a gerente do Sebrae-SP Silvia Furio, o Sebrae contribui com o empreendedorismo feminino com uma equipe treinada para a realização de atendimento personalizado, levando em consideração a presença de três turnos de trabalho, da pressão da sociedade em cima das mulheres com relação a resultados e do ambiente competitivo existente que obriga a mulher a se desdobrar, quando empreende. “Somos uma instituição que tem mulheres na liderança de vários projetos que pensam na realidade das mulheres o tempo todo”, completa Silvia.

Em Araçatuba, Érica Ferlete diz que se sente empreendedora desde criança. “Quando eu brincava, já brincava organizando as outras crianças, o que elas iam fazer. Acho que a liderança é um pilar para o empreendedorismo”, conta Érica. Sua maior dificuldade no empreendedorismo foi se sentir o tempo todo na corda bamba, sem saber quanto realmente iria faturar. No início teve muitas dúvidas e precisou de dois a três anos para se organizar e entender o que era ser empreendedora.

Erica disse que sempre teve de provar que era boa o suficiente para fazer o seu trabalho. Foi dessa dificuldade que ela criou o grupo Aceleradora de Sonhos em 2023 com apenas oito mulheres. Hoje, o projeto tem mais de 100 mulheres envolvidas, todas empresárias, com foco nos relacionamentos, cooperação e visão de um ecossistema, onde essas mulheres vão negociar entre si.

Para participar do grupo Aceleradoras de Sonhos, a mulher precisa ter CNPJ, pois é um grupo para empreendedoras e depois irá passar por uma entrevista. Erica acredita que é necessário que os projetos precisem estar alinhados com o momento de vida que essa mulher está passando e com os valores do grupo. “Eu acredito que nós mulheres empreendedoras temos uma força visceral. O que talvez precise ser ajustado e alinhado é buscar mais conhecimento. Precisamos usar cada vez mais o que o feminino nos traz para desenvolvermos flexibilidade, amorosidade e entendimento”, destaque Érica.

SERVIÇO
Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino
Sebrae Delas – capacitações online até o dia 14/11/2024
Dia 26 de novembro – rodada de negócios online durante todo o dia
Inscrições – pelo link



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionadas

Notícias Política

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se solidarizou, neste domingo (22), com os familiares das vítimas da queda de um avião de pequeno porte em Gramado, no Rio Grande do Sul. O acidente aconteceu por volta das 9h30, na Avenida das Hortênsias. “Minha solidariedade aos familiares das vítimas fatais da queda de um avião […]

    Leia Mais
    Notícias Política

    Brasil é eleito para novo mandato no comitê da paz da ONU

        O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou neste sábado (21) que o Brasil foi eleito para mais um mandato no Comitê Organizacional da Comissão para Consolidação da Paz das Nações Unidas (PBC). A eleição ocorreu por aclamação no dia 19 dezembro e valerá pelo período entre 2025 e 2026. O comitê foi criado em […]

      Leia Mais
      Notícias Política

      Lula lamenta mortes ocorridas durante acidente em Minas Gerais

        O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou neste sábado (21) o acidente rodoviário que deixou mais de 30 mortos durante a madrugada em Teófilo Otoni (MG). Pela rede social X, Lula prestou solidariedade pelas vítimas e disse que reza pela recuperação dos sobreviventes. “Lamento imensamente e envio minhas orações aos familiares das mais de […]

        Leia Mais