O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é celebrado em 19 de novembro e, ao longo de todo o mês, o programa Sebrae Delas oferece uma série de capacitações online. Temas como autoestima e liderança, confiança em si, além de questões mais técnicas como planejamento financeiro, serão tratados até o dia 14. Já durante todo o dia 26 de novembro, as empreendedoras inscritas poderão participar de uma rodada de negócios online. As inscrições podem ser feitas pelo link.
Pesquisa do Sebrae-SP aponta que, no quarto trimestre de 2023, as mulheres representavam 10,1 milhões (33,9%) dos empregadores ou trabalhadores por conta própria (formais e informais) brasileiros. Oitenta e oito por cento é o número de mulheres que trabalham por conta própria. Quase metade das donas de negócio (48%) tem entre 35 a 54 anos.
Para a gerente do Sebrae-SP Silvia Furio, o Sebrae contribui com o empreendedorismo feminino com uma equipe treinada para a realização de atendimento personalizado, levando em consideração a presença de três turnos de trabalho, da pressão da sociedade em cima das mulheres com relação a resultados e do ambiente competitivo existente que obriga a mulher a se desdobrar, quando empreende. “Somos uma instituição que tem mulheres na liderança de vários projetos que pensam na realidade das mulheres o tempo todo”, completa Silvia.
Em Araçatuba, Érica Ferlete diz que se sente empreendedora desde criança. “Quando eu brincava, já brincava organizando as outras crianças, o que elas iam fazer. Acho que a liderança é um pilar para o empreendedorismo”, conta Érica. Sua maior dificuldade no empreendedorismo foi se sentir o tempo todo na corda bamba, sem saber quanto realmente iria faturar. No início teve muitas dúvidas e precisou de dois a três anos para se organizar e entender o que era ser empreendedora.
Erica disse que sempre teve de provar que era boa o suficiente para fazer o seu trabalho. Foi dessa dificuldade que ela criou o grupo Aceleradora de Sonhos em 2023 com apenas oito mulheres. Hoje, o projeto tem mais de 100 mulheres envolvidas, todas empresárias, com foco nos relacionamentos, cooperação e visão de um ecossistema, onde essas mulheres vão negociar entre si.
Para participar do grupo Aceleradoras de Sonhos, a mulher precisa ter CNPJ, pois é um grupo para empreendedoras e depois irá passar por uma entrevista. Erica acredita que é necessário que os projetos precisem estar alinhados com o momento de vida que essa mulher está passando e com os valores do grupo. “Eu acredito que nós mulheres empreendedoras temos uma força visceral. O que talvez precise ser ajustado e alinhado é buscar mais conhecimento. Precisamos usar cada vez mais o que o feminino nos traz para desenvolvermos flexibilidade, amorosidade e entendimento”, destaque Érica.
SERVIÇO
Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino
Sebrae Delas – capacitações online até o dia 14/11/2024
Dia 26 de novembro – rodada de negócios online durante todo o dia
Inscrições – pelo link
–