Nesta terça-feira (3), lideranças de Pontal do Paraná, no litoral do Estado, apresentaram à comunidade os resultados dos trabalhos realizados em 2024 no setor de turismo, além da evolução nos processos para viabilidade de obtenção de Indicações Geográficas (IG) de dois produtos: a Cambira (prato típico local) e o Couro do Peixe Marinho de Pontal do Paraná. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal no Auditório Primavera.
“O planejamento, a convergência de ideias e iniciativas entre os setores público e privado são essenciais para o fomento da atividade turística no cenário de desenvolvimento local e integrado. O Plano Municipal de Turismo de Pontal do Paraná tem esse viés de construção coletiva para um projeto amplo, pois trabalha as potencialidades, a inovação e considera as tendências mundiais moldadas pelo novo perfil do turista”, descreve Fernanda Pesarini, consultora do Sebrae/PR.
Fernanda acredita que o Plano Municipal pode impactar a economia do Município e do território, gerando um movimento organizado para o fortalecimento de toda a cadeia com oportunidades criadas a partir das belezas naturais, pessoas e gastronomia, estimulando a experiência turística.
Luciana Costa, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Pontal do Paraná, conta que o município tem se destacado como destino turístico que mescla natureza e cultura relacionada à tradição pesqueira.
“Temos ainda a previsão de grandes investimentos em obras de infraestrutura. Recentemente, o Município – em parceria com o Sebrae/PR e com o empenho e dedicação dos empresários locais – vem trabalhando na diversificação de experiências turísticas, criando novas possibilidades para os visitantes, no intuito de mostrar que a cidade tem muito a oferecer além das belezas do mar e que está pronta para receber o turista durante o ano todo”, afirma.
Jornada de experiências turísticas
Além disso, um grupo de 25 empresários ligados ao turismo participou ao longo de 2024 de uma jornada de formatação de produtos turísticos, com cinco encontros. Ao final do processo, foram validados oito novos produtos de experiências como turismo náutico, gastronomia e cultura indígena.
“A jornada trouxe cinco encontros coletivos, onde os empresários puderam conhecer a história do Município, resgatar o que é valor cultural e de patrimônio da cidade, além de fazer novos produtos com inovação e contação de histórias, usando os sentidos. Houve muito envolvimento e engajamento dos participantes”, detalha Fernanda Pesarini.
O empresário Donyan Greipel, comandante do Veleiro Limonada – Vela e Aventura, foi um dos participantes da jornada.
“Ficamos felizes com a ação, oferecendo esse retorno para a sociedade, por meio de capacitação, acompanhamento e consultoria, para poder melhorar o que já temos de potencial. É muito gratificante poder participar desses eventos e nos gerou muito conhecimento”, avalia.
Em busca de Indicações Geográficas
O processo para a obtenção da Indicação Geográfica da Cambira, prato tipicamente caiçara, e do Couro de Peixe Marinho de Pontal do Paraná envolve dois elementos que representam a cultura e o modo de vida da comunidade local.
“A obtenção da IG vai proporcionar o aumento da visibilidade dos produtos, a valorização do trabalho local e a possibilidade de expansão do mercado. Para o turismo, isso representa uma excelente oportunidade de ampliar o leque de experiências oferecidas aos visitantes, que passam a ter acesso a produtos típicos e de alta qualidade, além de conhecer mais sobre a cultura da região”, enfatiza a secretária.
Pontal do Paraná
Prestes a completar 29 anos, Pontal do Paraná é um município jovem, criado em 20 de dezembro de 1995: antes disso, a área pertencia a Paranaguá. A cidade tem uma população de 30.425 habitantes, segundo o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com crescimento de 45,43% em relação ao Censo de 2010. A economia local sempre foi impulsionada pela pesca, agricultura, comércio e turismo. Hoje, Pontal é conhecida por suas belas praias, ecoturismo e pela rica cultura caiçara.