Pesquisa do Sebrae-SP aponta crescimento de 400% no número de marmitarias no Oeste Paulista | ASN São Paulo


Nos últimos cinco anos, de 2018 a 2023, o Oeste Paulista registrou um crescimento expressivo no número de micro e pequenos negócios voltados ao fornecimento de alimentos preparados, as populares marmitas. A maior cidade da região, Presidente Prudente, liderou esse crescimento com um aumento impressionante de 1.224%, saindo de 37 empreendedores em 2018 para 490 em 2023.

O estudo realizado pelo Sebrae-SP aponta que toda a região de Presidente Prudente, engloba 54 municípios, registrou aumento ou se manteve com o mesmo número de MEIs ativos. No total, o número de empreendedores desse segmento saltou de 262, em 2018, para 1.313 em 2023, um aumento de 401% no Oeste Paulista. Cidades vizinhas também registraram crescimento significativo, como Presidente Venceslau, que passou de 11 negócios em 2018 para 76 em 2023 (590%), e Adamantina, com um aumento de 300% (de 20 para 30 negócios).

Esse crescimento reflete uma tendência estadual. Em todo o Estado de São Paulo, o número de pequenos negócios no ramo de marmitas saltou de 13.114, em 2018, para 97.270, ao final de 2023, um crescimento médio anual de 49%. Até março deste ano, esse número já havia ultrapassado os 98 mil empreendimentos.

A pesquisa também apontou o perfil do consumidor de marmitas no estado. A preferência é por pratos tradicionais, mencionados por 73% dos entrevistados. As refeições saudáveis ​​seguem em segundo lugar, com 61% das escolhas, enquanto 56% preferem pratos de culinária específica ou internacional. Além disso, 73% dos pedidos incluem bebidas, como água e sucos, e 18% optam por sobremesas. A faixa de preço mais comum para refeição varia entre R$ 20 e R$ 30, e a maioria dos pagamentos é feita via PIX (89%).

Em termos de frequência de consumo, quase metade dos consumidores (49%) afirmou pedir marmitas de duas a três vezes por semana, sendo a sexta-feira o dia de maior procura, com 70% dos pedidos. As plataformas digitais, como aplicativos de entrega e sites especializados, dominam as transações, com 82% das transações realizadas por esses meios.

“Esse cenário destaca a relevância da praticidade no dia a dia dos consumidores e o papel importante das micro e pequenas empresas na economia regional. No Oeste Paulista, onde as temperaturas são elevadas, muitas pessoas optam por não sair para comer, preferindo a comodidade das marmitas. Para os empreendedores desse setor, a estratégia é estar sempre atento às tendências do mercado e garantir uma marmita saborosa e de qualidade”, concluiu José Carlos Cavalcante, gerente do Sebrae-SP.



Fonte: Sebrae

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