Pesquisa do Sebrae-SP aponta crescimento de 113% no setor pet do Vale do Ribeira | ASN São Paulo


Dados mostram avanço do mercado pet no Vale do Ribeira (Foto: Pixabay)

Pesquisa realizada pelo Sebrae-SP com base em dados da Receita Federal mostra o avanço do setor pet no Vale do Ribeira. O número de empresas que oferecem serviços e produtos para animais domésticos registrou crescimento de 113% nos últimos seis anos, nos 15 municípios atendidos pelo Escritório Regional do Sebrae-SP. Entre 2018 e 2024, a quantidade de microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas aumentou de 129 para 275 na região, evidenciando a importância do setor para a economia local.

O levantamento leva em conta os segmentos de comércio varejista de medicamentos veterinários, comércio varejista de animais vivos e artigos e alimentação para animais, atividade veterinária, alojamento de animais domésticos e higiene e embelezamento de animais domésticos.

O mercado pet em Registro aumentou mais de 160% no período: o número de estabelecimentos passou de 27 para 72 nos últimos seis anos. Juquiá e Itariri também lideraram o crescimento. O número de empresas em Juquiá aumentou de 5 para 33 e em Itariri, de 7 para 19 estabelecimentos no período pesquisado.

O avanço do mercado pet no Vale do Ribeira segue a tendência do Estado de São Paulo. Segundo a pesquisa do Sebrae-SP, o número de pequenos negócios do setor passou de 29.062 em 2018 para 65.090 empresas em março de 2024 – o que representa um aumento de 17% ao ano no Estado.

Para a gerente regional do Sebrae-SP, Michelle dos Santos, a mudança no comportamento dos consumidores é o principal motivo desse crescimento do setor pet. “Os animais de estimação passaram a ser tratados como membros da família. Todo esse cuidado, somado à crescente conscientização sobre o bem-estar animal, impulsionou a demanda por serviços especializados. Os tutores estão investindo cada vez mais na saúde e no conforto de seus pets, ampliando as oportunidades no mercado”.

Apesar do crescimento, Michelle destaca que os empresários do ramo devem estar sempre atentos ao comportamento de seus clientes e à qualificação constante da equipe. “Para se estabelecer no mercado, é preciso oferecer produtos e serviços de acordo com as necessidades e desejos do público, além de proporcionar uma boa experiência ao cliente, com atendimento assertivo e acolhedor, portanto, a capacitação constante dos funcionários é primordial para a manutenção e encantamento da clientela”.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionadas

Notícias

Sebrae-SP abre inscrições para seminário inédito de empreendedorismo em Barretos | ASN São Paulo

    Estão abertas as inscrições para o “Empretec Arena”, um seminário inédito em Barretos, que será realizado de 3 a 7 de dezembro no escritório regional do Sebrae-SP. Os empreendedores interessados podem se inscrever pelo WhatsApp (17) 3321-6495, entrando em contato com a analista de negócios do Sebrae-SP, Joyce Costa Henrique. Para participar do curso, os […]

    Leia Mais
    Notícias

    Semana de Negócios e Empreendedorismo conta com colaboradores do Sebrae-SP entre os participantes | ASN São Paulo

      Aldo Batista, consultor de negócios do Sebrae-SP durante a SNE (Foto: ACIC Campinas) A 10ª edição da Semana de Negócios e Empreendedorismo (SNE), promovida pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, ocorreu em Campinas durante a última semana e o Sebrae esteve presente em três oportunidades: na […]

      Leia Mais