Pequenos negócios com débitos serão excluídos do Simples Nacional pela Receita Federal | ASN São Paulo


As micro e pequenas empresas optantes do Simples Nacional que têm pendências precisam regularizar a situação junto à Receita Federal. Segundo a instituição, mais de 1,8 milhão de pequenos negócios foram notificados entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, sendo mais de 1,1 milhão de MEIs e cerca de 750 mil MEs e EPPs. Ainda segundo o órgão, as dívidas somam R$ 26,7 bilhões.

As notificações ocorreram por meio do Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional e MEI (DTE-SN). As pequenas empresas que têm débitos com a Receita Federal e/ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional receberam os Termos de Exclusão do Simples Nacional e os respectivos Relatórios de Pendências.

Como se regularizar
Os documentos podem ser acessados tanto pelo Portal do Simples Nacional, por meio do DTE-SN (utilizando código de acesso do Simples Nacional), ou pelo Portal e-CAC do site da Receita Federal do Brasil, via acesso Gov.BR (conta nível prata ou ouro ou certificado digital). Ao acessar o e-CAC com a conta Gov.BR, será necessário “alterar o perfil” e informar o CNPJ.

Para evitar a exclusão do Simples Nacional, a empresa deve regularizar a totalidade dos débitos constantes no Relatório de Pendências que acompanha o Termo de Exclusão, no prazo de 30 dias a contar da ciência do Termo de Exclusão. A regularização pode ser efetuada por meio de pagamento à vista ou parcelamento.

Prazos
A ciência se dará no momento da primeira leitura, se o contribuinte acessar a mensagem dentro de 45 dias contados da sua disponibilização no DTE-SN; ou no 45º dia contado da disponibilização do Termo de Exclusão no DTE-SN, caso a leitura não seja efetuada nesse prazo (ciência presumida pelo decurso do prazo).

O consultor do Sebrae-SP Silvio Vucinic alerta que a empresa deve acessar o DTE-SN para verificar se recebeu o Termo de Exclusão do Simples Nacional e regularizar a totalidade das pendências, dentro do prazo, para não ser excluída, tornando o Termo de Exclusão sem efeito. Os pequenos negócios notificados, que fizerem a regularização no prazo, vão continuar no regime do Simples Nacional, inclusive os MEIs enquadrados no Simei, não havendo necessidade de que o contribuinte ou seu procurador compareça em unidade da Receita Federal ou realize qualquer outro procedimento.

No entanto, de acordo com a Receita Federal, o pequeno negócio notificado que perder o prazo de regularização de seus débitos listados no Relatório de Pendências que acompanha o respectivo Termo de Exclusão, será excluído do Simples Nacional a partir de 1º de janeiro de 2025. Se for MEI, além de ser excluído do Simples Nacional, será, também, desenquadrado do Simei, a partir da mesma data.

Atendimento Sebrae-SP
O Sebrae-SP conta com 33 Escritórios Regionais espalhados pelo Estado, além de mais de 700 unidades do Sebrae Aqui nos municípios paulistas. Em todas as unidades, agentes, analistas e consultores estão à disposição dos pequenos negócios para atendimento gratuito e orientações para a regularização das pendências. Encontre os pontos de atendimento do Sebrae-SP mais próximos pelo link.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionadas

Notícias Política

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se solidarizou, neste domingo (22), com os familiares das vítimas da queda de um avião de pequeno porte em Gramado, no Rio Grande do Sul. O acidente aconteceu por volta das 9h30, na Avenida das Hortênsias. “Minha solidariedade aos familiares das vítimas fatais da queda de um avião […]

    Leia Mais
    Notícias Política

    Brasil é eleito para novo mandato no comitê da paz da ONU

        O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou neste sábado (21) que o Brasil foi eleito para mais um mandato no Comitê Organizacional da Comissão para Consolidação da Paz das Nações Unidas (PBC). A eleição ocorreu por aclamação no dia 19 dezembro e valerá pelo período entre 2025 e 2026. O comitê foi criado em […]

      Leia Mais
      Notícias Política

      Lula lamenta mortes ocorridas durante acidente em Minas Gerais

        O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou neste sábado (21) o acidente rodoviário que deixou mais de 30 mortos durante a madrugada em Teófilo Otoni (MG). Pela rede social X, Lula prestou solidariedade pelas vítimas e disse que reza pela recuperação dos sobreviventes. “Lamento imensamente e envio minhas orações aos familiares das mais de […]

        Leia Mais