Movimento promove a valorização do universo gastronômico de Curitiba | ASN Paraná


O MoviMente Curitiba Gastronômica é um movimento plural, que abrange diversos setores da sociedade com o foco em valorizar o cenário gastronômico curitibano. Desde 2023, o Sebrae/PR, a seccional paranaense da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), o Senac PR, a Prefeitura de Curitiba e o Bom Gourmet, atuam para identificar, valorizar e promover a identidade gastronômica da cidade.

Também participam da iniciativa criadores de conteúdo, representantes do setor de foodservice, donos de bares, cafés e restaurantes de Curitiba. A ideia é impulsionar a cadeia do setor, a fim de reconhecer a sua essência, bem como fortalecer negócios que gerem bons resultados e bem-estar das pessoas.

Diferentes segmentos se reúne na ação. Imagens: divulgação.

Uma das ações do MoviMente é promover visitas técnicas outras cidades referência no ramo gastronômico.

De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Marcia Giubertoni, o movimento conta com diversos projetos para colocar a gastronomia curitibana não só em evidência no Paraná, mas também no Brasil.

“São dez projetos que permeiam desde a construção da identidade da gastronomia da cidade, passando pela divulgação de ações já existentes e que fomentem esse cenário, além de possíveis capacitações em diversas áreas”, afirma.

Para o presidente da Abrasel-PR, Luis Fernando Menuci, a expectativa é promover a identidade gastronômica de Curitiba, em especial auxiliando na identificação dos elementos étnicos, culturais e históricos que contribuíram para estabelecer a culinária regional.

“Sabemos que os pratos e receitas locais são um elemento importante na cultura de um povo. Eles contam muito sobre hábitos e histórias ao longo das gerações. E isso é algo muito rico. Valorizar e promover nossa gastronomia é manter essa cultura viva. Além disso, ela é um elemento atrativo para o turismo. Como um dos pilares da Abrasel é desenvolver a setor da alimentação fora do lar, percebemos que podemos e devemos fazer esse trabalho de valorização da cultura e, da mesma forma, fazer com que o setor se desenvolva a partir disso”, discorre Luis Fernando.

Para o diretor da Gold Food Service, Ozeias Oliveira, a iniciativa impactará nos negócios à medida em que capturar a identidade gastronômica de Curitiba, trabalhá-la e divulgá-la para todo o Brasil.

“Curitiba e toda a Região Metropolitana merecem o reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, que aumentou o nível de nossa gastronomia. Sem dúvida, podemos reivindicar que somos um destino de turismo gastronômico. Com o aumento do fluxo de clientes, consequentemente teremos aumento do faturamento e rentabilidade e, principalmente, a geração de empregos”, ressalta.

Já Maria Bonamigo, do restaurante Jeito Mineiro, diz que quem ganha com o projeto são os empresários do ramo, que têm a oportunidade de criar uma identidade para seu comércio e podem se fortalecer com isso.

“A gastronomia é parte fundamental para uma boa experiência do cliente. E quando contamos nossa história por meio da nossa culinária torna o roteiro e a experiência ainda mais atrativos para quem vem conhecer a cidade”, aponta.

Maria Bonamigo afirma que são os empresários do ramo que ganham com o projeto. Ela tem um restaurante que traz um pouco dos sabores de Minas para o Estado do Paraná.

Segundo Divaldo Maciel, proprietário do Limoeiro Casa de Comidas, a iniciativa é pioneira, pois reconhece o potencial da gastronomia de Curitiba.

“Como empresário do setor, vejo o movimento com otimismo. O MoviMente Curitiba Gastronômica pode contribuir significativamente para o cenário gastronômico e para os negócios de diversas maneiras, como: fortalecimento da imagem da cidade, colaboração e networking, desenvolvimento de eventos e promoção da concorrência saudável. É o processo em que todos ganham, os turistas, a cidade, a comunidade, as empresas e instituições envolvidas”, analisa.

Divaldo Maciel é proprietário do Restaurante Limoeiro Casa de Comidas, localizado em uma simpática casa de madeira, rodeada por uma bela vegetação, em Curitiba.

Missão técnica

Como parte das ações que compõem o planejamento estratégico do MoviMente, uma delegação de empresários fará uma missão de negócios a Belo Horizonte, que tem o selo da Unesco de “Cidade da Gastronomia”, entre os dias 6 e 8 de maio. O objetivo é conhecer boas práticas de políticas públicas para a gastronomia, além de capacitações, posicionamento de identidade e trabalhos com a cadeia produtiva.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionadas

Notícias Política

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se solidarizou, neste domingo (22), com os familiares das vítimas da queda de um avião de pequeno porte em Gramado, no Rio Grande do Sul. O acidente aconteceu por volta das 9h30, na Avenida das Hortênsias. “Minha solidariedade aos familiares das vítimas fatais da queda de um avião […]

    Leia Mais
    Notícias Política

    Brasil é eleito para novo mandato no comitê da paz da ONU

        O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou neste sábado (21) que o Brasil foi eleito para mais um mandato no Comitê Organizacional da Comissão para Consolidação da Paz das Nações Unidas (PBC). A eleição ocorreu por aclamação no dia 19 dezembro e valerá pelo período entre 2025 e 2026. O comitê foi criado em […]

      Leia Mais
      Notícias Política

      Lula lamenta mortes ocorridas durante acidente em Minas Gerais

        O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou neste sábado (21) o acidente rodoviário que deixou mais de 30 mortos durante a madrugada em Teófilo Otoni (MG). Pela rede social X, Lula prestou solidariedade pelas vítimas e disse que reza pela recuperação dos sobreviventes. “Lamento imensamente e envio minhas orações aos familiares das mais de […]

        Leia Mais