Vinte e sete novos produtos de experiência turística foram apresentados nesta quarta-feira (16), em evento realizado em Guarapuava, na região Centro do Estado, na Cervejaria Jordana Bier. Todos eles foram criados na Jornada de Formatação de Produtos Turísticos de Experiência, que contemplou uma programação iniciada em maio deste ano, com workshops, visitas técnicas, mentorias, consultorias, testagens, entre outros conteúdos.
A ação é um dos pilares do Destino Turístico Inteligente (DTI), que tem como premissa o turismo inovador, tecnológico, sustentável e acessível, que colabore com o desenvolvimento econômico e na promoção de qualidade de vida local. A consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, explica que a formatação de novos produtos na cidade foi possível devido ao envolvimento e participação dos empresários e da parceria com o ecossistema de Turismo do município de Guarapuava.
“A ideia é contribuir para que o turista permaneça mais tempo na cidade e tenha uma experiência memorável e marcante, proporcionado pelos produtos formatados. Por outro lado, a jornada permite que o empresário leve a inovação para dentro dos seus negócios e enxergue possibilidades de atrair novos clientes”, diz a consultora.
Um dos produtos é o Quinta Cultural Shopping Cidade dos Lagos, descrito como um ponto de encontro que celebra a cultura local e promove a integração da comunidade. Eles participaram esse ano da formatação dos produtos e inseriram o Quinta Cultural como um produto turístico de experiência para quem vai ao Shopping. Ao realizar o evento mensalmente, o Shopping se posiciona como um centro cultural ativo, engajando moradores e atraindo visitantes de diferentes origens e idades.
Júlio Cezar Santos, Relações Públicas do Shopping Cidade dos Lagos e organizador e idealizador do Quinta Cultural, conta que já foram realizadas 41 edições e que a iniciativa tem como foco bandas covers de diferentes regiões do Brasil, o que abre a oportunidade para artistas mostrarem seus trabalhos.
“O Quinta Cultural aumenta o fluxo de visitantes no Shopping e, consequentemente, nas lojas. Muitos se interessam em ver se a banda cover tem semelhança com a original. Esperamos que, além de gerar fluxo de público e oportunizar o acesso à cultura, as pessoas permaneçam mais dias em Guarapuava e explorem o turismo local”, frisa.
Os empresários Rodrigo Vollweiter e Marislene Coller Vollweiter apostaram no produto Fly Fishing no Aka Lodge para despertar a atenção do turista, que consiste numa experiência na qual o hóspede é recebido para desfrutar de uma bela paisagem, com jantar personalizado em uma cabana de madeira. Na manhã seguinte, após o café da manhã, é convidado a pescar trutas no Rio São Jerônimo.
“A pesca é realizada com isca de mosca, uma das modalidades mais antigas do mundo. Nosso empreendimento existe há dois anos, após uma viagem que fizemos para Patagônia. Procuramos atrair nossos clientes para conhecer a modalidade e nossas acomodações. Acredito que a jornada nos ajudou a nos posicionarmos no mercado e na forma como vemos nosso negócio”, comenta Rodrigo.
A secretária de Turismo e Eventos de Guarapuava, Katriane Mila, ressalta que a Jornada de Formatação de Produtos Turísticos de Experiência contribui não só para o crescimento do turismo, mas também para o desenvolvimento econômico e social da região.
“O reflexo de um esforço contínuo em promover e desenvolver o turismo local vem consolidar Guarapuava mais uma vez como a cidade com maior número de experiências turísticas do Estado. Estou muito feliz com o engajamento dos empresários locais”, pontua.
–