Na próxima quinta-feira (12), Arapongas receberá o Innova Day, um evento que reunirá autoridades e lideranças locais para a apresentação de resultados do primeiro ano de trabalho da governança de inovação da cidade, a Ninho Tech. O evento ocorrerá a partir das 19h, no Senac, e será aberto ao público.
O coordenador da Ninho Tech, Vitor Broeitti Mendonça, diz que serão divulgadas todas as ações promovidas pela governança ao longo do ano para fomentar a inovação no Município e uma projeção do trabalho que será realizado em 2025.
“A Ninho Tech, do meu ponto de vista, foi fora da curva, uma vez que saímos do absoluto zero, um ecossistema de inovação lançado em outubro de 2023 e que, um ano mais tarde, se posicionou entre os 15 melhores do Paraná”, analisa Mendonça.
Na lista de programas realizados em 2024, ele cita hackathon, trilhas de inovação e seis novos ambientes de inovação que passaram a funcionar na cidade. E, para o próximo ano, ele afirma que algumas iniciativas já estão programadas, começando com um ideathon, uma maratona de ideias.
“O objetivo da Ninho Tech é se posicionar entre os 10 melhores ecossistemas de inovação do Paraná. Em apenas um ano, nós já entramos entre os 15. Em 2025, queremos bater a nossa meta e ficar entre os 10”, antecipa.
A consultora do Sebrae/PR, Cinara Tozatti, destaca a importância do evento para mostrar a força da governança local para impulsionar a inovação na cidade. Ela lembra que as iniciativas deste ano contemplaram aproximadamente 200 estudantes e empresários e contribuíram para estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento de soluções para os problemas da cidade, além de novas ideias de negócios.
“Foi o primeiro ano de trabalho, e a Ninho Tech, que conta com a participação de pessoas do setor público, privado, sindicatos, ambientes de inovação, já conseguiu melhorar a sua nota no ranking dos ecossistemas do Estado, saindo de uma pontuação de 9,60 para 16,34 em nível de maturidade, ou seja, de um estágio considerado inicial para em estruturação”, ressalta.
A secretária municipal de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda de Arapongas (Semude), Claudia Lens, lembra que a “prestação de contas” é importante para que as autoridades e a população tomem conhecimento do papel do ecossistema na promoção do desenvolvimento da cidade.
“Queremos envolver as pessoas para que elas conheçam esse trabalho e nos busquem”, comenta.