Se de um lado muitos consumidores aguardam a Black Friday para aproveitar os descontos e adquirir aqueles produtos cobiçados, os empreendedores também podem ter na data uma boa oportunidade para impulsionar as vendas, conquistar novos clientes e fidelizar os mais antigos. A gerente do escritório do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, Michelle dos Santos, afirma que planejar as estratégias pode ser desafiador, mas com as dicas certas os empresários podem aproveitar ao máximo essa data, sem perder margem de lucro.
Este ano, a Black Friday será realizada no dia 29 de novembro, marcando o início da temporada de vendas de fim de ano. “Em primeiro lugar, é importante que o empreendedor prepare sua equipe para a campanha promocional e sobre o destaque que ela deve ter. É uma oportunidade de deixar a equipe participar com ideias e praticar a inovação, nivelando as competências dos colaboradores. O sucesso de uma campanha em data comemorativa é muito maior quando todo o time está envolvido desde o início”, ressalta Michelle.
Conquistar novos clientes é importante, mas o empresário não deve esquecer dos clientes atuais. “A fidelização de clientes é um dos pilares para o sucesso dos negócios, especialmente em momentos de grande concorrência, como a Black Friday. Uma boa estratégia é oferecer condições exclusivas para quem já é cliente, como um desconto ou um brinde especial”, orienta Michelle. Ela destaca ainda a importância do relacionamento pós-venda. “Manter canais de comunicação e suporte, programas de fidelidade e avisos sobre novidades são alguns exemplos. Esse tipo de abordagem reforça a percepção positiva sobre a empresa e incentiva futuras interações e compras”.
Outra dica é criar estratégias para estimular o senso de urgência na clientela, como ofertas por tempo limitado e promoções relâmpago, com duração de algumas horas ou somente no dia da Black Friday. “São ações que incentivam os clientes a tomarem uma decisão de compra imediata antes que a oportunidade acabe”, explica a gerente do Sebrae-SP.
Michelle lembra ainda que as redes sociais podem ser grandes aliadas na divulgação das promoções da Black Friday. “Para se destacar nas mídias sociais, é preciso utilizar imagens e vídeos de boa qualidade, textos envolventes que combinem criatividade e informações relevantes. Uma dica é contar histórias que conectem os consumidores aos benefícios das promoções, focando na experiência dos clientes”.
Por fim, a gerente regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira destaca a qualidade do atendimento como quesito primordial durante a campanha. “Atender bem os clientes é algo que precisa ser feito durante todo o ano, mas em períodos como a Black Friday a atenção precisa ser redobrada. Estar preparado e ter uma resposta rápida e gentil ao seu consumidor é fundamental”.
Outras orientações sobre planejamento, vitrine, vendas online, divulgação em lojas físicas e dicas para liquidar o estoque podem ser encontradas no e-book do Sebrae-SP “Prepare a sua empresa para a Black Friday”. O guia é gratuito e está disponível para download em https://digital.sebraesp.com.br/curso/prepare-sua-empresa-para-a-black-friday
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