Foi protocolado nesta terça-feira (10), junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o registro da marca coletiva Arapoflora Produtos Apícolas, destinada ao mel e derivados produzidos em Arapoti, na região dos Campos Gerais. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Sebrae/PR e a Prefeitura de Arapoti, com o objetivo de fortalecer a apicultura local e ampliar o reconhecimento do produto no mercado. O pedido foi registrado sob o número 937324051, pela Associação de Apicultores Campos Floridos (Aapicaf).
Arapoti se destaca pela produção de mel, que em 2023 atingiu 1.051.523 kg, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para a consultora do Sebrae/PR, Mariana Santana Scheibel, a criação da marca coletiva trará benefícios significativos aos apicultores.
“A marca coletiva é uma ferramenta poderosa para fortalecer a identidade de produtos, unindo os produtores sob um mesmo símbolo de qualidade e origem. Ela aumenta a competitividade, facilita o acesso a novos mercados e, acima de tudo, promove a união e cooperação entre os empreendedores. No Sebrae/PR, acreditamos que o trabalho coletivo impulsiona o desenvolvimento e gera resultados mais sustentáveis e duradouros”, frisa.
Atualmente, os apicultores do Município comercializam o mel em tambores de 300 quilos. Com a marca Arapoflora, a expectativa é investir no design das embalagens, na rotulagem e definir um local adequado para o beneficiamento do mel, agregando mais valor ao produto.
O prefeito de Arapoti, Irani José Barros, comenta que o Município sempre foi conhecido pela economia ligada ao agronegócio, mas a produção de mel foi quem trouxe o título de maior produtor do Brasil à cidade.
“Temos apoiado o cooperativismo entre os produtores, para que consolidem uma marca e possam segmentar seu produto no mercado, sem precisar de atravessadores. Com o lançamento do produto final, o mel não sai daqui para voltar mais caro com registro de outra cidade, mas valoriza Arapoti, com garantia de rastreabilidade e origem da nossa terra”, diz.
O vice-presidente da Aapicaf, Ismael dos Santos Costa, trabalha há 52 anos como apicultor e vislumbra um cenário positivo para o setor.
“Nosso foco sempre foi a produção. Hoje comercializo meu produto a granel, em tambores de 290 quilos. O que esperamos com a marca coletiva é obter um preço melhor. Temos na cidade mais de 200 apicultores, cerca de 80 associados, todos visando há tempos o reconhecimento de todo o trabalho”, cita.
Além da marca coletiva, outra ação prevista para 2025, conforme a produtora do Sebrae/PR, é o início da estruturação da Indicação Geográfica (IG) para o mel de Arapoti junto ao INPI. O destaque será para o mel de Capixingui, uma planta nativa da região, conhecida por sua coloração clara e de qualidade única, da qual é fabricado o mel orgânico. A planta nativa da região é reconhecida como árvore símbolo da cidade, conforme lei municipal.
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