Entre 2021 e 2023, o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) do Sebrae/PR registrou 18.100 operações para 12.032 pequenos negócios no Paraná, que resultaram em R$ 948,4 milhões de crédito concedido. Do montante, 78,74%, ou seja, R$ 746,8 milhões contaram com garantias complementares da instituição e orientações para o uso consciente do crédito.
Esses números levaram o Paraná a ser destaque nacional em atendimento. Em 2023, o Estado ficou em segundo lugar com mais empresas atendidas e foi o terceiro maior durante os anos de 2021 e 2022, reconhecido pelo Sebrae Nacional entre os estados brasileiros participantes.
O Fampe pode ser utilizado por microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte. Os empreendedores podem garantir até 80% de financiamento junto a uma instituição financeira, com condições específicas por porte empresarial e da modalidade de financiamento.
O coordenador de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR, Amberson Bezerra da Silva, explica que toda a operação financeira é realizada com os bancos e que a proposta do Fundo é de auxiliar na garantia para o acesso ao crédito.
“Essa é uma das maiores dores de quem empreende. A nossa atuação vem com o propósito de auxiliar na preparação para o uso consciente do crédito, de forma que os empreendedores possam melhorar diferentes áreas da empresa, como na gestão, durante uma expansão ou na aquisição de um novo maquinário”, detalha.
No Paraná, as instituições financeiras conveniadas ao Fundo são: Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Caixa Econômica Federal, Cresol, Fomento Paraná, Sicoob e Sicredi.
“Chamamos esse apoio de crédito assistido, é uma forma de acompanhar o empresário que opta pelo Fampe, onde o apoiamos para que seu negócio seja saudável financeiramente e possa crescer de forma sustentável” relata.
Aprimoramentos
Marcelo Yukio Outa é sócio fundador de empresa sediada em Curitiba e que auxilia empresários a aumentarem a lucratividade e otimizar tempo por meio da automatização da gestão financeira dos negócios.
“Somos uma empresa especializada em atender prestadores de serviços que têm cobrança recorrente. A ferramenta ajuda a empresa a ter mais lucro através de ganho de tempo, produtividade e redução de inadimplência. Com o Fampe, adquirimos crédito e aplicamos na área de vendas, marketing e anúncios. Consequentemente, isso aumentou em 90% nossa quantidade de clientes e de faturamento. A gente investiu no atendimento ao cliente e utilizamos parte do recurso na melhoria da tecnologia do produto em si”, detalha.
A microempreendedora individual Ana Maria Poroniuk Uhlmann, moradora de Mallet, atua há cinco anos como costureira e alcançou o empréstimo, conquistado com apoio do Fampe, para investir na aquisição de uma máquina de costura. Segundo ela, trouxe mais dinamicidade para o dia a dia do negócio, que tem como área de atuação clientes locais.
“Procurei orientação de como obter crédito para expandir minhas atividades. A maioria dos meus clientes são locais e o importante é que recebi orientações sobre esse crédito, como utilizar e pagar. O empréstimo foi fundamental para entregar um serviço ainda mais de qualidade e com mais rapidez”, observa a MEI.
Gilmara Batista, de Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba, tem uma loja de roupas como microempreendedora individual e utilizou o Fampe.
“Graças ao empréstimo conquistado, foi possível quitar algumas dívidas, regularizar minha empresa e me tornar revendedora de uma marca de roupas que sempre quis trabalhar. As peças saem bastante em conta para os clientes”, afirma.
Acesso
Para atender quem empreende sobre acesso ao crédito, o Sebrae/PR têm o programa Mais Finanças, que visa fornecer o suporte necessário para que empresários tenham acesso consciente ao crédito de forma ágil e estruturada. Em parceria com diversas instituições financeiras no Paraná, o Mais Finanças oferece uma plataforma completa, com informações atualizadas sobre as melhores linhas de crédito disponíveis. Saiba mais: https://sebraepr.com.br/maisfinancas/.