Para fomentar quem empreende a utilizar ferramentas tecnológicas e inovadoras, nesta terça-feira (22), o Circuito Conecta Pinhais recebeu cerca de 200 pessoas com 12 conteúdos apresentados de forma simultânea em quatro salas de treinamento. O evento foi realizado pelo ecossistema de inovação Conecta Pinhais no espaço Cenforpe 2, em parceria com Sebrae/PR e Prefeitura de Pinhais.
A programação de palestras e workshops foi organizada pela governança do ecossistema Conecta Pinhais, abordando temas como inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), liderança, empreendedorismo, capital para inovação e demais frentes de inovação. O encontro trouxe ainda palestras e casos de sucesso de negócios financiados, além de oportunidades de networking, segundo Angela Comandulli, consultora do Sebrae/PR.
“O movimento dos eventos de inovação dos ecossistemas pelo Paraná começou em 2023 e se repetiu neste ano. O Circuito foi organizado pelos integrantes do Conecta Pinhais, um ecossistema com dois anos de atividade, e são todos voluntários: empresários e representantes de instituições de ensino, contando com apoio da prefeitura e do Sebrae/PR”, destaca.
Miusly Ferreira é head de Cultura e Crescimento da Qualinova Suplementos e uma das organizadoras do evento pelo Conecta Pinhais.
“Nosso desafio foi reunir palestrantes que trouxessem conteúdo de qualidade. Felizmente, tivemos muitas inscrições e foi feita uma curadoria dos especialistas. Foram abordados temas como IA, Liderança, IoT, empreendedorismo feminino, cultura e performance, escalabilidade, time de vendas, robótica e outros. Contamos ainda com três workshops: ‘O jogo da nova economia’, com Aline Sousa. ‘Discovery: Identifique e Valide Oportunidades de Sucesso’, com Andréia Damaceno. E ‘Como a RobotBox ensina crianças a fazer robôs’, com Evandro Kafka”, lista.
O evento contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico de Pinhais, Ricardo Augusto Pinheiro, e da prefeita, Rosa Maria Colombo.
“Pinhais é o menor município em dimensão territorial do Paraná, mas abriga grandes empresas e é referência em setores como a inovação. Nós precisamos o tempo todo ampliar nosso repertório, para que seja ressignificado a partir da troca de conhecimentos e conexões, em iniciativas e eventos como este. Inovação nada mais é do que a mudança de olhar do que fazemos e do que podemos realizar”, declarou a prefeita.
Também foi realizado o Finep Day, apresentando opções de financiamento à inovação, direcionado a empresas, cooperativas e institutos, oferecidos pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública de fomento à ciência, tecnologia e inovação. Gerente da regional Sul da Finep, Bruno Camargo explicou como funcionou o Finep Day.
“Este é um evento que a gente tem feito nacionalmente, em mais de 100 lugares, com objetivo de levar todas as opções de apoio da Finep para empresas de todos os portes, startups e também instituições de pesquisa. Temos mais de 200 editais disponíveis, mais de R$2 bilhões em recursos não reembolsáveis, além de linhas de crédito com prazos de até 16 anos. Temos em Pinhais diversas empresas que já foram apoiadas, então participar do Circuito foi importante para a gente aumentar o nosso alcance em conhecimento local da cidade”, detalha.
Palestras e casos de sucesso
O Circuito teve início com a palestra “Como não construir uma startup”, sobre os principais erros nesse processo, com Khael Bubniak, fundador e CEO da Aspa Chat. Na sequência, a temática da internet das coisas foi abordada por Oto Mazziotti Moreira, head de novos negócios e inovação na True Work, na palestra “IoT – Você usa mais do que imagina”.
A palestra “Cultura e performance: Insights do Vale do Silício” foi apresentada por Lucas Noronha, gerente comercial da TX Fuel, de Araucária, seguido de Karen Rebello e o tema “Inteligência Artificial e Trabalho: Potencialize sua Produtividade”.
Dentre os casos de sucesso trazidos pelo Circuito Conecta Pinhais estão “Olha o Peixe!: Inovação Social na Comercialização de Pescados Artesanais”, com Alisson Mangini; “AllesNano: uma startup com selo ESG”, de Ana Heemann; “Construindo uma equipe de vendas de alta performance”, com Marilucia Pertile; “Nichar para escalar”, de Mateus Kobiyama; e “Empreendedorismo Feminino e seu poder de transformação”, com Patricia Dias e Andréia Menezes.
Yuri Breckenfeld Reck é sócio da startup Bike Fácil Soluções de Mobilidade Urbana e foi um dos participantes do evento.
“Foi uma ótima oportunidade de a gente parar um pouco, sair do ambiente da empresa, ouvir outras experiências e fazer reflexões. Há 10 anos, tenho uma empresa de mobilidade urbana sustentável com bicicletas, em que a gente fornece infraestrutura e soluções inteligentes. É um negócio que gera impacto positivo na sociedade, pude compartilhar esse caso com outras pessoas no Circuito”, conta.