Duas empreendedoras da região do Noroeste Paulista, Maria Paula Beltran, de São José do Rio Preto, e Claudia Baffi Pellicciotta, de Uchôa, estão entre as finalistas da etapa estadual São Paulo do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. As vencedoras serão conhecidas no dia 8 de outubro, em cerimônia na sede do Sebrae-SP, na capital paulista. São 15 finalistas em cinco categorias: Pequeno Negócio, Microempreendedora Individual (MEI), Produtora Rural, Ciência e Tecnologia, e Negócios Internacionais.
A iniciativa valoriza empreendedoras com capacidade de inovação, visão de futuro, estratégia e gestão empresarial que, com seus negócios, geram impacto social e econômico na região em que estão inseridas. A etapa paulista registrou 266 inscrições.
Conheças as finalistas da região
Maria Paula Beltran, de São José do Rio Preto, é finalista na categoria Ciência e Tecnologia do Prêmio Mulher de Negócios. Com 48 anos, Maria é médica veterinária de formação e uma empreendedora de sucesso. Sua trajetória começou em 2018, quando, de forma informal, decidiu iniciar um negócio de marmitas para pets, a Marmipets, em sua própria casa. No entanto, por estar atuando na informalidade, foi denunciada e precisou interromper a produção. Esse episódio a levou a fazer uma pausa nos negócios para dedicar-se à sua família, especialmente à sua mãe, que estava doente e faleceu algum tempo depois.
Durante esse período de pausa, Maria focou na busca pela formalização do seu empreendimento e contou com cursos e capacitações do Sebrae-SP para estruturar e alavancar a Marmipets. Ela e seu marido, que é seu sócio, ingressaram no programa Realiza Mais e participaram do Programa ALI (Agente Local de Inovação), desde então são figurinhas carimbadas nos eventos do Escritório Regional de Rio Preto.
Após enfrentar diversos desafios, Maria transformou um negócio que começou em casa em uma fábrica de alimentação natural para cães e gatos, certificada pelo Ministério da Agricultura. A empresa produz cerca de 400 kg de comida por mês e segue em crescimento.
Claudia Baffi Pellicciotta, 58 anos, de Uchôa, é finalista na categoria Produtora Rural. Há 16 anos, Claudia trocou o agito de São Paulo pela tranquilidade de Uchôa, onde a família dela tem uma propriedade de terra há 115 anos. Mas o lugar estava praticamente abandonado, e ela não sabia muito sobre a vida rural. Mesmo assim, ela comprou algumas vacas, arregaçou as mangas e foi aprender como fazer queijos, manteigas e doces com o leite fresquinho que ela ordenhava.
A partir daí, o desfio foi vender tudo o que produzia. Então, após muitas reflexões, surgiu a ideia do Café da Colônia. No começo, Claudia servia cafés caprichados aos domingos, e as famílias começaram a frequentar o espaço, trazendo suas crianças. O sucesso foi tanto que, em pouco tempo, ela percebeu uma nova oportunidade: investir no turismo pedagógico.
Assim nasceu o Parque Caipira, um espaço especialmente dedicado às crianças, onde elas podem descobrir o mundo rural de forma lúdica e educativa. Ao longo dos anos, o Sítio Santa Rosa, que um dia foi apenas uma propriedade esquecida, se transformou no local de encontros e descobertas para muitos.
Mesmo antes de começar seu negócio, Claudia já contava com o suporte do Sebrae-SP e do Senar. Com o auxílio dos profissionais do Escritório Regional de Rio Preto, ela recebeu o apoio necessário para estruturar sua empresa, estudar o turismo na região, conhecer locais que poderiam servir de inspiração e enfrentar os desafios da crise gerada pela pandemia.
Próximas etapas
As vencedoras seguirão para a fase regional, de caráter eliminatório, quando as mais bem avaliadas serão escolhidas por região (Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste). Cada região terá apenas uma candidatura por categoria indicada para disputar a fase nacional, totalizando até 25 candidatas para a grande final, marcada para ocorrer em evento especial. Nesses 20 anos de história, mais de 200 mulheres já receberam o PSMN, entre as mais de 100 mil inscritas.
–