Maratona de inovação desafia estudantes a proporem soluções para a indicação geográfica da banana | ASN São Paulo


Bananathon foi realizado na última semana no Vale do Ribeira (Foto: Sebrae-SP)

Mais de 40 estudantes de cursos técnicos e de graduação do Vale do Ribeira participaram do Bananathon (adaptação do termo Hackathon) – maratona de inovação voltada para a bananicultura. O evento foi realizado no dia 18 de outubro, numa parceria entre Sebrae-SP, Instituto Federal, Senai, Unesp, Senac, Escola Técnica Paula Souza e Faculdade de Tecnologia (Fatec).

Divididos em seis equipes, os alunos passaram o dia no Senai desenvolvendo soluções para a Indicação Geográfica da Banana, especialmente na área de rastreabilidade e apresentação do produto para o consumidor.

“Os participantes tiveram que pensar numa forma de organizar os produtores que seriam cadastrados na Indicação Geográfica e depois encontrar uma forma de fazer essa apresentação para o público, como um site ou algum selo que fosse colado no produto”, explica o professor do Instituto Federal de Registro, Raphael de Abreu Alves e Silva.

A avaliação das propostas foi feita pela Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Abavar) e pela CooperCentral VR, que também patrocinaram a maratona. A equipe vencedora recebeu troféu e premiação em dinheiro.

Bananathon contou com a participação de estudantes de cursos técnicos e de graduação do Vale do Ribeira (Foto: Sebrae-SP)

Para o consultor de negócios do Sebrae-SP, Ricardo de Oliveira, a maratona de inovação contribui para aproximar a pesquisa acadêmica e as instituições de ensino às práticas de mercado. “O desafio estimula as práticas empreendedoras e promove momentos de aprendizado e experiência para os alunos, além de contribuir com o surgimento de ideias inovadoras”.

O Bananathon integrou a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece entre até o dia 27/10 com o tema “Biomas do Brasil: Diversidades, Saberes e Tecnologias Sociais”.

Indicação Geográfica

As soluções apresentadas na maratona poderão auxiliar os produtores de banana no registro de Indicação Geográfica (IG), conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem. A solicitação da IG para a banana do Vale do Ribeira foi protocolada pela Abavar em março deste ano junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), num trabalho desenvolvido em conjunto com o Sebrae-SP e Instituto Federal de São Paulo.

A IG é uma certificação que atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria ao produto, que o distingue dos similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionadas

Notícias

Sebrae-SP oferece curso Super Vendas- Fature ainda mais no Natal para empreendedores da Baixada Santista | ASN São Paulo

    Baixada Santista realiza curso para impulsionar vendas no Natal. (Foto: Getty Images) O Sebrae-SP está com inscrições abertas para o curso ‘Super Vendas- Fature ainda mais no Natal’, que acontecerá no dia 26 de novembro, das 19h às 22h via Teams. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no link https://inscricao.sebraesp.com.br/produto/turma/pj/33131658. O […]

    Leia Mais
    Notícias

    Espaço Sebrae Origens apresenta produtos sustentáveis e sabores inusitados na Feicorte | ASN São Paulo

      Carteiras de couro de avestruz, escabeche de quiabo e facas 100% sustentáveis. Esses são apenas alguns dos produtos inovadores que estão em exposição no Espaço Sebrae Origens, na Feicorte 2024 (Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne), que acontece no Recinto de Exposições Jacob Tosello, em Presidente Prudente, até dia 23 de novembro. Denis Arruda, […]

      Leia Mais
      Notícias

      Sebrae concorre a prêmio no ‘Oscar’ das startups brasileiras | ASN São Paulo

        O Sebrae concorre mais uma vez este ano ao Startup Awards, considerado o “Oscar” das startups brasileiras. Promovido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Startup Awards será realizado durante a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE) 2024 nos dias 28 e 29 de novembro, em São Paulo. A CASE é o maior evento […]

        Leia Mais