Jogos: Brasil carimba 1 vaga no levantamento de peso e 2 no taekwondo


O Brasil carimbou mais três vagas olímpicas nesta terça-feira (9) e já totaliza 186 nos Jogos de Paris. A carioca Laura Amaro conquistou a primeira vaga do país no levantamento de peso, durante a Copa do Mundo, em Phuket (Tailândia). Também hoje, os brasileiros Edival Pontes, conhecido pelo apelido de Netinho, e Henrique Marques asseguraram mais duas vagas no Taekwondo – o país já garantira uma  com a equipe mista – no Pré-Olímpico das Américas, na República Dominicana.

Bronze no ano passado no Pan-Americano de Santiago (Chile), Laura Amaro garantiu a vaga em Paris na categoria até 81 quilos, ao somar 253 quilos (112 no arranco e 141 no arremesso) durante sua apresentação no Pré-Olímpico. A brasileira terminou na oitava posição, entre as 10 primeiras do ranking olímpico que asseguraram presença em Paris.

“Estou muito feliz! Agora a gente tem a vaga na mão, classificando diretamente no Top 10. Sabia que eu tinha esse resultado para dar. Que bom que eu consegui colocar na plataforma. Estamos na Olimpíada, Brasil”, comemorou a atleta, em depoimento à Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP).

Ao totalizasr 253 quilos na disputa de hoje, a última que somava pontos para o ranking, Laura Amaro superou a dominicana Yudelina Peguero e a norte-americana Martha Rogers, ambas com 252kg. A campeã da categoria foi a equatoriana Angie Dajomes (269 kg). A chinesa chinesa Wang Zhouyu  (267kg) e a australiana Eileen Cikamatana (263 kg) ficaram, respectivamente, com as medalhas de prata e bronze.

Taekwondo

Foi uma estreia de gala dos brasileiros na abertura do Pré-Olímpico. Netinho e Henrique Marques faturaram duas vagas para o país nos Jogos ao avançarem às finais. Na categoria dos 80 kg, venceu com facilidade a estreia contra o boliviano Sergio Olguin, com vitória por 2 a 0 (duplo 13/0). Na luta seguinte, na semifinal, o brasileiro derrotou o argentino José Luis Acuña por 2 a 0 (14/0 e 6/5).

Na categoria dos 80 kg, Henrique Marques sobrou na primeira luta contra o porto-riquenho Diego Vargas com triunfo de 2 a 0 (12/0 e 14/4). Na semi, contra o dominicano  Moises Hernandéz, o brasileiro tinha placar favorável de 2 a 0, mas como não houve nenhum golpe em dois rounds, foram os juízes que decidiram a vitória de Henrique Marques.

Única representante feminina do Brasil, a paulista Maria Clara Pacheco estreia nesta quarta (10), nos 57 kg. Bronze no Mundial em 2023 e prata no Pan de Santiago, a brasileira disputa os combates preliminares a partir das 10h (horário de Brasília).  





Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionadas

Esportes

Morre ex-zagueiro Tonhão, ídolo do Palmeiras, aos 55 anos

    Referência na zaga do Palmeiras nos anos 1990, Tonhão morreu nesta terça-feira (22), aos 55 anos. Pelas redes sociais, a filha dele comunicou o falecimento do pai, que estava internado. A causa da morte não foi revelada. Antônio Carlos da Costa Gonçalves, mais conhecido como Tonhão, colecionou títulos com a camisa alviverde: conquistou o histórico […]

    Leia Mais
    Esportes

    Seleção feminina se apresenta no ES para 2 amistosos contra Colômbia

      Vice-campeã olímpica em histórica campanha nos Jogos de Paris, a seleção brasileira feminina de futebol se reencontrou pela primeira vez nesta segunda-feira (21), durante a apresentação em Cariacica (ES), onde enfrentará a Colômbia em dois amistosos a partir do próximo sábado (26), no Estádio Kleber Andrade. Os dois jogos abrem a preparação para a Copa […]

      Leia Mais
      Esportes

      Marcus D’Almeida é bronze na final da Copa do Mundo do tiro com arco

        O carioca Marcus D’Almeida faturou a medalha de bronze na grande final da Copa do Mundo de tiro com arco, que reuniu no domingo (20) os oito melhores atletas do planeta em Tlaxcala (México). Campeão ano passado, D’Almeida também já conquistara prata na Copa do Mundo no início da carreira, em 2014. Os sul coreanos […]

        Leia Mais