maio 17, 2025
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Escolas que serão cívico-militares já têm nota maior em SP – 01/05/2025 – Educação



A maioria das escolas selecionadas pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) para serem transformadas em cívico-militares tem desempenho acima da média estadual no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e atendem alunos de nível socioeconômico “médio alto”.

Desde o ano passado, quando apresentou o programa de militarização das escolas estaduais paulistas, o governo paulista argumenta que o modelo vai promover a melhora da qualidade do ensino, reduzir a evasão e repetência escolar e atuar no enfrentamento da violência.

A medida, no entanto, será implementada justamente nas escolas que já têm resultados educacionais acima da média da rede estadual, com alunos em situação de menor vulnerabilidade e ainda que atendem estudantes mais jovens.

Em nota, a Secretaria de Educação disse que o processo de adesão ao modelo cívico-militar partiu de iniciativa exclusiva das direções das escolas, “sem qualquer tipo de indução ou seleção prévia” da pasta.

“Todas as escolas da rede, independentemente de seu desempenho acadêmico ou perfil socioeconômico, puderam se manifestar voluntariamente quanto ao interesse em participar da iniciativa”, afirmou.

O programa prevê que policiais militares da reserva vão atuar no “Projeto Valores”, dando aulas de ética, cidadania e atividades cívicas. O objetivo é que os policiais aposentados cuidem da parte disciplinar das escolas.

Levantamento feito pela Folha identificou que 74 das 100 escolas selecionadas têm desempenho acima da média da rede estadual no Ideb, principal índice de qualidade da educação do país, em uma ou nas duas etapas de ensino ofertada (nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio).

Assim, apenas 22 escolas não alcançaram em 2023 o Ideb do estado, que foi de 5,1 para o 9º ano do ensino fundamental e 4,2 para o ensino médio. O indicador é calculado pela combinação de dois componentes: o desempenho dos alunos em provas de matemática e português e as taxas de aprovação escolar.

Passa a ser cívico-militar, por exemplo, a escola Doutor Paulo de Almeida Nogueira, em Cosmópolis, que atingiu um Ideb de 5,4 para o ensino médio —nota superior a de 94% das escolas da rede estadual paulista que tiveram o indicador calculado em 2023.

Também foi selecionada a escola Geraldo Percorari, em Junqueirópolis, unidade com o quinto maior desempenho para os anos finais do ensino fundamental, com 7 no Ideb —nota superior a de 99,8% das escolas da rede nessa etapa.

Além disso, 90 das 100 unidades selecionadas atendem alunos de nível socioeconômico considerado médio alto pelo Ministério da Educação. Ou seja, são estudantes que vivem em casas com mais de dois celulares com internet, wifi, carro e mais de dois quartos e são filhos de pais com ao menos o ensino médio completo.

Em apenas dez escolas, o perfil socioeconômico dos estudantes é considerado “médio baixo”, que é quando vivem em casas com acesso a internet e celular, mas os pais não têm o ensino básico completo. Diversas pesquisas indicam que o nível de escolaridade dos pais e a renda familiar são os fatores que mais impactam no desempenho escolar dos alunos.

Além disso, 32 escolas atendem apenas os anos finais do ensino fundamental e nove apenas o ensino médio. Unidades com apenas uma etapa de ensino são consideradas de menor complexidade de gestão, por terem menos matrículas ou por receberem apenas alunos da mesma faixa etária.

Ao todo, 302 escolas da rede estadual demonstraram interesse em aderir ao modelo, o que significa menos de 5% das mais de 5.500 unidades. Dessas, apenas 132 conseguiram aprovação da comunidade escolar —em quatro escolas a proposta foi rejeitada e 166 não conseguiram apoio mínimo para realizar as consultas públicas.

Para Salomão Ximenes, professor da Faculdade de Educação da USP, a baixa adesão das rede estadual e, sobretudo, o interesse concentrado em escolas com situações mais favoráveis demonstram que o modelo não é visto pelas comunidades escolares como uma solução para os problemas educacionais.

“As escolas com mais problemas não veem o modelo cívico-militar como uma resposta para o que enfrentam como violência, dificuldade de inclusão, a desigualdade entre os alunos. A contradição do programa fica expressa na implementação: o modelo não atende as escolas mais vulneráveis.”

Segundo o governo, após o processo de consulta pública e a aprovação do modelo em 132 escolas, o governo selecionou 100 unidades com base em “critérios técnicos de desempate”, sendo dois fatores principais: o grau de vulnerabilidade social e os indicadores educacionais, “como forma de garantir prioridade às escolas que manifestaram interesse, aquelas que mais poderiam se beneficiar do modelo”.


Confira a lista de escolas selecionadas

  • Alfredo Machado – Dracena
  • Prof. Geraldo Pecorari – Junqueirópolis
  • João Brásio – Panorama
  • Profa Silvania Aparecida Santos – Nova Odessa
  • Francisco Teodoro De Andrade – Andradina
  • Profa Vaniole Dionysio Marques Pavan – Aracatuba
  • João Michelin – Itaí
  • Dona Maria Izabel Cruz Pimentel – Avaré
  • Doutor Wilquem Manoel Neves – Olímpia
  • Prof Morais Pacheco – Bauru
  • Professora Esmeralda Milano Maroni – Birigui
  • Professor Manoel Ferraz – Bom Jesus Dos Perdões
  • Professor Marcos Antônio da Silva Guimaraes – Bragança Paulista
  • Padre Mateus Nunes De Siqueira – Atibaia
  • Professora Mathilde Teixeira De Moraes – Bragança Paulista
  • Narciso Pieroni – Socorro
  • Albino Fiore – Caieiras
  • Arthur Weingrill – Mairiporã
  • Eliseu Narciso Reverendo – Campinas
  • Professor Messias Gonçalves Teixeira – Campinas
  • Antônio Alves Bernardino – Caraguatatuba
  • Professora Maísa Theodoro da Silva – São Sebastiao
  • Basílio Bosniac – Carapicuíba
  • Deputado Salomão Jorge – Carapicuíba
  • Joaquim Alves Figueiredo – Catanduva
  • Pedro Teixeira de Queiroz – Novo Horizonte
  • Professor Vitorino Pereira – Catanduva
  • Professor Lourenço Filho – São Paulo
  • Libero De Almeida Silvares – Fernandópolis
  • Tonico Barão – General
  • Prof Antônio Fachada – Franca
  • Prof Abrao Benjamim – Cruzeiro
  • Profa Leonor Guimarães – Piquete
  • Padre Antônio Velasco Aragon – Guarulhos
  • Professora Dona Belinha Izabel Ferreira Dos Santos – Guarulhos
  • Bairro Das Palmeiras – Juquitiba
  • Jardim Do Carmo – Itapecerica Da Serra
  • Prof Alceu Gomes Da Silva – Itapetininga
  • PEI EE Jeminiano David Muzel – Itapeva
  • Dorvalino Abílio Teixeira – Jandira
  • Professor Lênio Vieira De Moraes – Barueri
  • Amália Maria Dos Santos – Itaquaquecetuba
  • Professora Esther Carpinelli Ribas – Itararé
  • Professora Dinah Lucia Balestrero – Brotas
  • Professora Esmeralda Leonor Furlani Calaf – Pederneiras
  • Professor João Batista Curado – Jundiaí
  • Maria Gertrudes Cardoso Rebello Irma – Limeira
  • Doutor Paulo De Almeida Nogueira – Cosmópolis
  • Fernando Costa – Lins
  • Prof Benito Martinelli – Marília
  • Profa Lydia Yvone Gomes Marques – Garça
  • Euryclides De Jesus Zerbini – Mogi Das Cruzes
  • Thimoteo Van Den Broeck Frei – Mogi Das Cruzes
  • São Judas Tadeu – Mogi Mirim
  • Professora Anilza Pioli – São Paulo
  • Professor Gastão Ramos – Osasco
  • Rosa Bonfiglioli – Osasco
  • Professora Justina De Oliveira Goncalves – Ourinhos
  • Professor Rubens Zamith – Pindamonhangaba
  • Professor Abigail De Azevedo Grillo – Piracicaba
  • Edson Rontani – Piracicaba
  • Professor Paulo De Barros Ferraz – Pirassununga
  • Professora Yolanda Salles Cabianca – Araras
  • Coronel João Gomes Martins – Martinópolis
  • Teófilo Gonzaga Da Santa Cruz – Presidente Prudente
  • Antônio Duarte De Castro – Jacupiranga
  • Koki Kitajima – Registro
  • Professora Mary Azevedo De Carvalho – Cajati
  • Professor Milcio Bazoli – Pariquera-Açu
  • Plácido De Paula e Silva – Sete Barras
  • Antônio Marinho De Carvalho Filho – Presidente Venceslau
  • Professor Adamastor De Carvalho – Santo André
  • Professor Ovídio Pires De Campos – Santo André
  • Archimedes Bava Professor – Bertioga
  • Lincoln Feliciano – Cubatão
  • Professor Arlindo Bittencourt – São Carlos
  • Edda Cardozo De Souza Marcussi – São Joaquim Da Barra
  • Professora Alzira Salomão – Nova Granada
  • Professor Octacílio Alves De Almeida – São José do Rio Preto
  • Valencio Soares Rodrigues – Vargem Grande Paulista
  • Dagoberto Nogueira Da Fonseca – Itanhaém
  • Professora Josepha Castro – Pontal
  • Orminda Guimaraes Cotrim – Pitangueiras
  • Professor Jorge Madureira – Sorocaba
  • Professor Lauro Sanchez – Sorocaba
  • Marinalva Gimenes Colossal Da Cunha – Sumaré
  • Yasuo Sasaki – Hortolândia
  • Professora Lândia Santos Batista – Ferraz de Vasconcelos
  • Eduardo Vaz Doutor – Embu Das Artes
  • Profa Carmela Morano Previdelli – Taquaritinga
  • Prof Sebastião Francisco Ferraz De Arruda – Itápolis
  • Newton Câmara Leal Barros – Taubaté
  • Professora Luciana Damas Bezerra – Caçapava
  • Índia Vanuíre – Tupã
  • José Giorgi – Rancharia
  • Bairro Do Turvo – Tapiraí
  • Professora Maria Paula Ramalho Paes – Piedade
  • Professor Pedro Augusto Rangel Filho – Votorantim
  • Pedro Pedrosa – Nhandeara
  • Profa Sarah Arnoldi Barbosa – Votuporanga



Fonte: Folha

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