O Sebrae-SP, em parceria com o Senai, Prefeitura Municipal, CRAS e Fundo Social, finalizou no dia 29 de novembro o curso ‘Fabrique e venda cupcakes e bolos caseiros’, em Bom Sucesso de Itararé.
A capacitação ocorreu na sede da Cozinhalimento e contou com a presença de 16 participantes. Ministrado pela professora Milena Moreira, o curso ofereceu aos alunos técnicas para a confecção de cupcakes e bolos caseiros, planejamento das quantidades de matérias-primas e produto final, utilização de equipamentos e utensílios, técnicas de manuseio de fornos, produção de coberturas, caldas e recheios e o controle do processo de produção, considerando aspectos de qualidade e normas de higiene e segurança do trabalho.
“Um negócio de bolos e cupcakes está diretamente relacionado a momentos de alegria e comemorações, que podem ser traduzidos em sabores variados para atender ao gosto de cada cliente. Um dos segredos deste negócio é a criatividade, trabalhando com receitas inovadoras, o que representa um diferencial nesse mercado que, em conjunto com uma excelente qualidade dos produtos oferecidos e a presteza do atendimento, se tornam um empreendimento de sucesso”, comentou o consultor de negócios do Sebrae-SP, Adriano Souza.
Para Ana Carine Amaral, participar do curso foi especial pois ela não sabia fazer bolos e com o aprendizado poderá fazer para sua filha e futuramente empreender. “Eu gostei bastante do curso. Inicialmente farei para consumo em casa mesmo, pois tenho uma criança e ela ama bolo. Não tinha muita experiência em fazer doces. Empreender pode ser uma meta, porém vou treinar bastante agora em casa para quem sabe poder vender meus produtos”, contou.
Já Jessica Brizola decidiu participar da capacitação porque gosta do ramo de gastronomia e deseja abrir o seu próprio negócio. “Eu achei muito interessante o curso. Gostei muito mesmo. O Sebrae-SP tem sido parceiro, oferecendo esses cursos para que nós possamos ter a oportunidade de crescer e empreender. Particularmente tenho interesse em abrir meu negócio, pois adoro trabalhar nesse ramo. Destaco que os professores são excelentes profissionais”, confessou.
Para Sirlene Alves, que já faz bolos em casa, o curso serviu para aprimorar seus conhecimentos e para pensar em empreender. “Os cursos do Sebrae-SP são excelentes para quem busca se atualizar e melhorar suas habilidades. Eu participei, pois gosto muito dessa área e já faço em casa bolos caseiros. Ainda não vendo, mas agora, depois desse curso, já é uma possibilidade futura. O que eu mais gostei do curso foi a didática, muito bem explicada pela professora Mila. Conseguimos ficar à vontade para fazer perguntas, entender e depois pôr em prática nós mesmas as receitas. Mesmo sendo um curso rápido foi muito bom participar. Gostaria que viessem mais cursos como esse aqui no município de Bom Sucesso de Itararé”, concluiu.