Produtos com IG estarão disponíveis em loja autônoma durante Festival de Inverno | ASN Paraná


Entre os dias 27 e 30 de junho, quem passar pelo tradicional Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba terá a oportunidade de comprar produtos paranaenses com Indicação Geográfica (IG) na loja Origens Paraná. O ponto comercial estará na Feira Gastronômica da Praça João Cândido, que faz parte da programação do festival. Além da loja Origens Paraná outros 16 estabelecimentos gastronômicos oferecerão aos clientes uma variedade de pratos e petiscos paranaenses, com sabores diversificados e preços acessíveis.

No Sebrae/PR, em Curitiba, há uma loja Origens Paraná disponível para adquirir produtos paranaenses com selo de Indicação Geográfica. Foto: Adriano Oltramari

De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Maria Isabel Guimarães, a loja funciona de forma autônoma e sustentável.

“Haverá um representante do Sebrae no local, mas apenas para fornecer informações sobre os produtos, não para comercialização. Teremos cerca de 25 produtos disponíveis para compra no local”, detalha Maria Isabel.

Ela acrescenta que a loja Origens Paraná, que também está presente na sede do Sebrae em Curitiba, funciona em parceria com o modelo de negócio Vendinha, no qual o cliente realiza todo o processo de compras e o pagamento.

“A Vendinha compra os produtos diretamente dos produtores. Dessa forma, os produtores não precisam estar presentes, evitando custos. A loja facilita a presença dos nossos empresários, produtores de Indicações Geográficas, sem que precisem estar fisicamente no evento”, detalha.

Na sexta-feira, a loja estará aberta das 17h às 22h. No sábado, os visitantes podem fazer as compras das 11h às 22h. Já no domingo, o evento acontece das 10h às 17h, como uma excelente oportunidade para um passeio matinal ou uma tarde agradável com a família e amigos.

Produtos com IG

Atualmente, no Paraná, são 14 Indicações Geográficas reconhecidas pelo INPI: cachaça e aguardente de Morretes; melado de Capanema; mel de Ortigueira; cafés especiais do Norte Pioneiro; morango do Norte Pioneiro; vinhos de Bituruna; goiaba de Carlópolis; mel do Oeste do Paraná; barreado do Litoral do Paraná; queijos coloniais de Witmarsum; bala de banana de Antonina; erva-mate São Matheus, do Sul do Paraná; camomila de Mandirituba; e uvas finas de Marialva. Além delas, há uma IG compartilhada com Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que é o Mel de Melato da Bracatinga.

Outros produtos estão em busca do registro e possuem pedidos depositados no INPI: Broas de Centeio de Curitiba; Tortas de Carambeí; Mel de Prudentópolis; Urucum de Paranacity; Queijos do Sudoeste do Paraná; Cracóvia de Prudentópolis; Carne de Onça de Curitiba; Café de Mandaguari; Ponkan de Cerro Azul; Ovinos e Caprinos da Cantuquiriguaçu, Ginseng de Querência do Norte e Ostras de Cabaraquara.

Lançamento do Festival

No dia 25 de julho, às 14 horas, no Sebrae Curitiba, será realizado o Seminário Inverno do Paraná, com o lançamento do Festival de Inverno do Centro Histórico. O seminário terá palestras do secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes, da presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Tatiana Turrra, e do presidente do Convention & Visitors Bureau de Gramado (CCVB), Enzo Arns.

O Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba chega à 12ª edição em 2024. O evento ocorre de 26 de julho a 4 de agosto e oferece uma combinação de gastronomia e cultura. Neste ano, o tema “Raízes Culturais” permeia toda a programação, destacando elementos culturais em cada detalhe.

O Seminário é uma realização em conjunto do Sebrae/PR com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel/Paraná), a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR); Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis no Paraná (ABIH); Associação Comercial do Paraná (ACP); Rede Empresarial Centro Histórico de Curitiba; Curitiba Convention & Visitors Bureau; Fecomércio Paraná; Sesc; Senac; Sindicato Regional de Hospedagem e Alimentação (SEHA); Instituto Municipal de Turismo; e Fundação Cultural de Curitiba.

Luciano Bartolomeu, diretor executivo da Abrasel, comentou que o seminário será um marco na divulgação do Estado, especialmente destacando o potencial do inverno.

“Curitiba é a capital mais fria do Brasil, e o frio em várias cidades do Paraná tem uma importância enorme. O Paraná é um estado lindíssimo, com paisagens magníficas, que se tornam ainda mais bonitas no inverno. Este seminário vai potencializar o trabalho de todas as secretarias de turismo do Estado, para que possamos, juntos, divulgar o Destino Inverno Paraná, não só para o Brasil, mas para o mundo inteiro”, disse.

Serviço

O quê: Feira Gastronômica do Festival de Inverno de Curitiba

Quando: De 27 a 30 de junho

Onde: Praça João Cândido, Centro Histórico de Curitiba



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionadas

Notícias

Sebrae-SP leva mais de mil empresários da região de Bauru para a Feira do Empreendedor 2024  | ASN São Paulo

    Empresários de Bauru participaram da FE24. (Foto: Sebrae-SP) O Sebrae-SP levou cerca de 1.050 empreendedores da região de Bauru para a Feira do Empreendedor 2024, que ocorreu, de 11 a 14 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista. A participação no evento e o transporte foram gratuitos. Com total de 24 missões nos […]

    Leia Mais
    Notícias

    Sebrae-SP apoia Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação no Alto Tietê | ASN São Paulo

      Cursos, palestras, exposições e oficinas acontecem na Semana da Ciência, Tecnologia e Inovação. (Foto: Getty Images) Com a missão de fomentar o empreendedorismo inovador, o Sebrae-SP na região do Alto Tietê apoia a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação do Alto Tietê em parceria com diversas instituições de ensino e entidades ligadas às startups da […]

      Leia Mais
      Notícias Política

      Câmara aprova divulgação de dados do Censo Escolar e de exames

        A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (16) o Projeto de Lei 454/22, que autoriza o poder público a compartilhar e a tornar públicos dados e microdados obtidos por meio do Censo Escolar e dos exames de avaliação dos estudantes. A matéria já foi aprovada no Senado e será enviada à sanção presidencial. O relator […]

        Leia Mais