Sebrae-SP realiza o primeiro encontro de tecnologia em Presidente Prudente para contribuir com o setor de batata-doce | ASN São Paulo


O escritório do Sebrae-SP em Presidente Prudente promoveu neste fim de semana o primeiro IdeathON reunindo aproximadamente 50 universitários da região. O objetivo foi criar soluções inovadoras para os desafios da cadeia produtiva da batata-doce. O evento, que contou com palestras, mentorias e o apoio do Sebrae for Startups, proporcionou uma imersão no ecossistema de inovação e fomentou o desenvolvimento de novas ideias para o setor do agronegócio.

O destaque do IdeathON foi o grupo “BatatApp”, que conquistou o primeiro lugar com a criação de um aplicativo voltado para a cadeia produtiva da batata-doce. A ferramenta inclui funcionalidades como GeoIndicação, rastreabilidade e conexão entre produtor e consumidor, com foco na cadeia produtiva geral. O segundo lugar ficou com o grupo “É Batata”, que também desenvolveu um aplicativo focado em conectar produtores e consumidores, uma solução sem atravessadores. Já o terceiro colocado, o grupo “LiveLab”, propôs a criação de um laboratório para o tratamento e limpeza de mudas de batata-doce, uma solução que visa maior qualidade.

Desde 2019, a região de Presidente Prudente busca obter o selo de Indicação Geográfica de Procedência para a batata-doce, o que promete aumentar ainda mais a visibilidade do produto local. De acordo com a Associação dos Produtores de Batata Doce de Presidente Prudente (APROBARPP), em 2022 a produção na região alcançou 160,5 toneladas, impulsionada pelas condições climáticas e o potencial do solo da região.

O evento foi realizado em parceria com a APROBARPP e instituições de ensino como Unoeste, Fatec, Uniprudente, Uniesp, Toledo e Unesp (campus de Presidente Prudente e Dracena). “Foi um espaço de troca de ideias, colaboração e networking, com muito aprendizado prático. Quem participou saiu com a certeza de que é possível criar negócios inovadores que contribuam para o desenvolvimento da cadeia produtiva da batata-doce”, destacou Paula Cristina, consultora de negócios do Sebrae-SP.



Fonte: Sebrae

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