Sebrae-SP oferece dicas de organização para os negócios | ASN São Paulo


Organizar a empresa em áreas pode ser uma boa alternativa para os negócios. (Foto: pexels)

Um passo fundamental para o sucesso de uma empresa é manter uma boa organização, tendo em vista que é preciso entender todos os processos para conseguir fazer uma boa gestão. O Sebrae-SP oferece algumas dicas para empreendedores que sejam melhorar a organização de seus negócios.

A forma mais correta para organizar uma empresa é dividi-la em áreas, distribuindo as atividades e definindo os responsáveis por cada setor. No universo das pequenas empresas, nem sempre é possível ou necessário criar tantas áreas de atuação, mas algumas são essenciais:

Administrativa: a área administrativa é responsável pela gestão do negócio. Entre suas atividades, está verificar se a empresa possui os materiais necessários para operar, se as contas estão pagas e se as instalações estão em conformidade. A principal função da área administrativa é garantir o bom funcionamento da empresa.

Comercial: a área comercial cuida das vendas e da criação de novos negócios. Seu principal objetivo é alcançar as metas necessárias para fazer a empresa crescer. Além disso, esse setor tem um mercado dinâmico, por isso, os responsáveis pela área precisam estar atentos às inovações.

Operacional: a área operacional é a responsável pela execução dos trabalhos, seja na fabricação de produtos ou na prestação de serviço aos clientes. É importante que os responsáveis por essa área tenham domínio técnico do produto ou serviço oferecido pela empresa.

Recursos humanos: essa área é responsável pela gestão de pessoas dentro da empresa. É missão do RH garantir o bem-estar dos colaboradores, garantindo que todos os funcionários consigam trabalhar em condições adequadas. Além disso, a área de recursos humanos é responsável por verificar se os funcionários estão sendo pagos corretamente, se os benefícios estão em dia e por promover ações para melhorar o ambiente profissional.

Manter a empresa organizada é um passo fundamental para o crescimento dos negócios. O Sebrae-SP reforça o seu papel de auxiliar os pequenos negócios por meio de cursos, capacitações e consultorias. Para mais dicas de como organizar o seu negócio, acesse o canal do YouTube do Sebrae-SP: https://www.youtube.com/watch?v=tcoxxJcnbBE.



Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionadas

Notícias

Parcerias entre Sebrae-SP e Prefeitura de Araçatuba impactam pessoas, empresas e alunos do ensino fundamental | ASN São Paulo

    O ano de 2024 se despede com a retrospectiva da parceria entre o Sebrae-SP e a Prefeitura de Araçatuba. Diferentes ações, capacitações e cursos aconteceram desde janeiro deste ano e chegaram a impactar pessoas físicas, empresas e alunos do ensino fundamental. Os trabalhos começaram na base com educação empreendedora. As pessoas foram orientadas para a […]

    Leia Mais
    Notícias Política

    Deputados de São Paulo pedem impeachment de secretário de segurança

      Deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) protocolaram nesta sexta-feira (6) o pedido de impeachment contra o secretário de Segurança Pública do estado, Guilherme Derrite. A requisição, assinada por 26 deputados, denuncia casos recorrentes de abusos de poder e homicídios praticados por policiais militares. Segundo o texto, a administração estadual, na gestão […]

      Leia Mais
      Notícias

      São Carlos é a 5ª cidade de SP com maior número de startups | ASN São Paulo

        São Carlos é a quinta cidade do Estado de São Paulo com o maior número de startups. Segundo um levantamento do Sebrae for Startups, iniciativa do Sebrae-SP dedicada ao apoio às startups paulistas, a cidade reúne 99 empresas do tipo, ficando atrás apenas de São Paulo (1.670), Campinas (174), Ribeirão Preto (150) e São José […]

        Leia Mais