Os visitantes da Feira do Empreendedor 2024 (FE24), do Sebrae-SP, puderam se aprofundar nos conceitos e vantagens práticas do marketing sensorial. O espaço Experimente ofereceu uma imersão no uso dos cinco sentidos como forma de atrair e fidelizar o consumidor.
No local, grupos de pessoas passam por túneis onde têm a experiência de observar como audição, visão, olfato, tato e paladar podem ser marcantes no ponto de venda e reforçar a relação com o cliente, além de assistiram a palestras sobre o tema.
“As pessoas que passam pelo Experimente acompanham uma palestra, passam pelos túneis com as experiências sensoriais onde especialistas do Sebrae-SP dão explicações, participam de uma roda de conversa em que recebem o QR code para um e-book e são estimulados a falar o que eles vão aplicar nas suas empresas”, explicou a gestora do Experimente Monica Lemes.
Segundo ela, uma questão recorrente é a dúvida dos empreendedores sobre os custos de implantar esse tipo de estratégia no negócio. “É muito comum as pessoas acharem que é preciso investir muito, mas trouxemos experiências que são muito simples e que o empresário, às vezes, não percebe que dá para aplicar.”
Maria Inês Borella é dona da loja Rovani Colchão e Cia., em Araras, participou da experiência no espaço, acredita que a visita trouxe novas possibilidades. “Foi um despertar de consciência; dá para aproveitar essas técnicas no visual, cheiro, no tato; as pessoas querem experimentar, deitar no colchão”, afirmou.
–
Joselena Barbosa, da Produtos da Roça, em Guaíra, vende queijo, frango, ovos, leite e hortifrúti e já aplica o marketing dos sentidos. “O destaque foi a audição, porque você tem que colocar uma música equivalente ao que você vende; eu coloco uma música raiz para atrair mais o meu cliente”, disse.
–
A FE24 é realizada em um espaço de 52 mil metros quadrados divididos em seis eixos temáticos: Inovação e tecnologia; Comece seu negócio; Comportamento empreendedor; Gerencie seu dinheiro; Marketing e vendas e ESG impacto social e ambiental. Serão 28 atrações distribuídas nos eixos assim como mais de mil espaços de exposição. O Sebrae-SP organizou mais de 400 missões que levam empreendedores de todo o Estado de São Paulo para o evento; são esperados 118 mil visitantes nos quatro dias da Feira.
Carbono neutro
A neutralização de carbono envolve compensar as emissões de gases do efeito estufa. O Sebrae-SP está muito preocupado com a sustentabilidade do planeta. Por isso, na FE24, a neutralização de carbono abrangerá o consumo de energia, os deslocamentos e a gestão de resíduos durante as três fases do evento: montagem, realização e desmontagem.
SERVIÇO
Feira do Empreendedor 2024
Data: 11 a 14 de outubro, das 10h às 20h
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo Informações e inscrições: https://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br/
Entrada gratuita
Como chegar:
Os traslados gratuitos de vans estão disponíveis em duas estações do metrô ao SP Expo, das 9h30 às 21h30.
Estação Santos-Imigrantes (linha verde) Rua. Engº. Guilherme Winter x Av. Dr. Ricardo Jafet
Estação São Judas (linha azul) Rua Major Freire (desembarque) x Av. Fagundes Filho (embarque)