A 31ª edição da ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, realizada em São Paulo, foi marcada por otimismo por parte dos empresários. Entre 26 e 29 de junho, quatro empresas paranaenses foram expositoras com apoio do Sebrae/PR e Fecomércio PR: Mestre da Obra Franquias, de Ponta Grossa, Sirène Fish & Chips, Gioia Franquias e Quinta Brincante Gastronomia, todas de Curitiba.
De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Thaise Amaral, as empresas paranaenses abraçaram a oportunidade e aproveitaram para fazer novas conexões e negócios.
“Auxiliamos empreendedores por cerca de dois meses antes do evento. Durante a feira, eles tiveram a oportunidade de participar de ações que preparamos, como por exemplo, uma manhã de capacitações com profissionais de renome e de longa data, sobre o tema. Além de estarem em um painel com a diretora da ABF. Estas ações foram realizadas com o intuito de potencializar as ações de mercado”, comenta a consultora.
Conforme o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, o evento mostrou a força do sistema de franquias no Brasil, com opções nos mais diversos segmentos.
“A Fecomércio e o Sebrae mais uma vez levaram empresas paranaenses para divulgar suas marcas na ABF Expo. Além disso, havia a participação de muitos fornecedores e especialistas, para suprir as necessidades de produtos e serviços de franqueadores e franqueados. É importante o Paraná estar representado em eventos do gênero, para potencializar o desempenho das nossas empresas, além da possibilidade de atrair investimentos para o estado”, diz.
O diretor de implantação da Mestre da Obra, Anderson Machado, destaca a importância do evento como plataforma estratégica para expandir os negócios no setor de construção civil. Ele enfatiza que a parceria com o Sebrae, uma das instituições mais reconhecidas do Brasil, foi crucial para o sucesso da empresa na feira.
“Unimos nosso nome ao Sebrae, que é a sexta marca mais forte do Brasil. Isso nos foi demonstrado em números. Tivemos 500 leads interessados na nossa franquia. Nossa participação resultou em uma projeção positiva para os próximos seis meses, com a expectativa de fechar entre 10% e 15% de novos negócios, o que equivale a aproximadamente 60 novos franqueados”, comenta o diretor.
Fundada há 26 anos e inicialmente focada na locação de equipamentos, a Mestre da Obra embarcou na jornada da franqueabilidade há cinco anos. Esse passo estratégico envolveu a contratação de uma empresa especializada em formatação de franquias e uma aceleradora de franchising, culminando na venda das primeiras unidades no final de 2021. A rápida expansão demonstra o sucesso do modelo de negócios, com 35 lojas operacionais até 2022, crescendo para 75 unidades em 2023 e superando a marca de 300 unidades vendidas em 2024.
Nesta edição, a ABF Franchising Expo apresentou franquias com investimentos iniciais que variavam de menos de R$ 10 mil a cerca de R$ 3 milhões, abrangendo diversos segmentos, como alimentação, moda, educação, saúde, beleza e bem-estar, casa e construção, entretenimento e lazer, limpeza e conservação, hotelaria e turismo, serviços automotivos, comunicação, informática e eletrônicos, além de serviços gerais. Em 2023, o mercado de franquias superou as expectativas, crescendo 13,8% e atingindo um faturamento de R$ 240,661 bilhões.
–