Câmara aprova PEC que perdoa multas e cotas raciais de partidos


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (11), em dois turnos de votação, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para permitir o refinanciamento de dívidas tributárias de partidos políticos e de suas fundações, dos últimos cinco anos, com isenção total de multas e juros acumulados sobre os débitos originais, que passariam a ser corrigidos pela inflação acumulada. 

O texto, que é uma mudança constitucional, precisa ser aprovado por um mínimo de 308 deputados, em duas votações. Na primeira, foram 344 votos favoráveis, 89 contrários e 4 abstenções. Na segunda votação, foram 338 votos favoráveis e 83 contrários, com 4 abstenções. 

Agora, a análise segue para o Senado, que também precisa aprová-lo em duas votações, com mínimo de 49 votos dos 81 senadores.

O Programa de Recuperação Fiscal (Refis) dos partidos políticos aprovado permite o parcelamento de dívidas tributárias e não tributárias. Dívidas tributárias poderão ser divididas em até 180 meses, enquanto débitos com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em até 60 meses.

Cotas raciais

O texto aprovado também anistia os partidos políticos que não cumpriram cotas de gênero ou raça nas eleições de 2022 e anteriores ou que tenham irregularidades nas prestações de contas. Segundo a PEC, fica proibida a aplicação de multas ou a suspensão do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha aos partidos que não tiveram o número mínimo de candidatas mulheres ou negros no pleito de 2022 e dos anos anteriores. As legendas também ficam isentas de punições por prestações de contas com irregularidades antes da promulgação da PEC.

Como forma de compensação, pela nova proposta, o valor não usado para cumprir as cotas raciais nos pleitos de 2022 deve financiar a candidatura de pessoas negras. A regra vale a partir de 2026 e nas quatro eleições subsequentes, mas se aplica “nas circunscrições que melhor atendam aos interesses e estratégias partidárias”. 

Também foi estabelecida a destinação de 30% dos fundos para candidaturas de pretos e pardos valendo já para eleições municipais deste ano, bem como as seguintes.

Essa flexibilidade na aplicação de recursos para candidaturas de pessoas negras difere das regras atualmente em vigor, que não estão na Constituição Federal, mas seguem entendimento do Tribunal Superior Eleitoral(TSE) de que os recursos destinados a pessoas pretas e pardas deve ser proporcional ao número total de candidatos neste perfil no pleito.

A PEC da Anistia Partidária, como ficou conhecida, foi aprovada em uma sessão deliberativa híbrida, com Plenário esvaziado e a maioria dos deputados participando de forma remota. 

Brasília (DF) 11/07/2024 Câmara dos Deputados durante sessão plenária extraordinária semipresencial para votar a proposta de emenda à Constituição. Foto Lula Marques/ Agência Brasil
Brasília (DF) 11/07/2024 Câmara dos Deputados durante sessão plenária extraordinária semipresencial para votar a proposta de emenda à Constituição. Foto Lula Marques/ Agência Brasil

Brasília (DF) 11/07/2024 Câmara dos Deputados durante sessão plenária extraordinária semipresencial para votar a proposta de emenda à Constituição. Foto Lula Marques/ Agência Brasil – Lula Marques/ Agência Brasil

 

*Com informações da Agência Câmara



Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionadas

Notícias

Inteligência Artificial é tema de curso de marketing digital promovido pelo Sebrae-SP em Guarulhos | ASN São Paulo

    A Inteligência Artificial está cada vez mais presente no ambiente profissional. Com o objetivo de capacitar empreendedores sobre as melhores estratégias de IA para impulsionar vendas online, o Sebrae-SP realizará, no dia 23 de novembro, um curso imersivo e prático focado na utilização do ChatGPT e do Gemini. A capacitação ocorrerá no Sebrae-SP em Guarulhos, […]

    Leia Mais
    Notícias

    Jovens de Itararé participam de feira após curso de empreendedorismo do Sebrae-SP | ASN São Paulo

      Feira com estudantes será realizada no dia 14 de novembro (Foto: E.M. PEI Professor Juracy Martins) Durante três meses, os estudantes dos 6º ao 9º ano da Escola Professor Juracy Martins em Itararé, participaram do curso do Sebrae-SP, Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP). A iniciativa foi possível por meio de parceria com a Prefeitura Municipal […]

      Leia Mais
      Notícias

      Sebrae-SP oferece dicas de organização para os negócios | ASN São Paulo

        Organizar a empresa em áreas pode ser uma boa alternativa para os negócios. (Foto: pexels) Um passo fundamental para o sucesso de uma empresa é manter uma boa organização, tendo em vista que é preciso entender todos os processos para conseguir fazer uma boa gestão. O Sebrae-SP oferece algumas dicas para empreendedores que sejam melhorar […]

        Leia Mais